Bom proveito

Publicado em Geral


 
Governo e oposição sentam na mesma mesa? Que disputa desleal! Com os bumbuns sobre a toalha, onde pôr o champanhe, o uísque, a azeitona, as pastas, o pão, os pasteizinhos? Melhor sentar à mesa. Com os traseiros na cadeira, a comida e a bebida se exibirão na mesa. Bom proveito. 
 
 
Tanto faz
 
Senta ou sentar-se? Tanto faz. Ambos englobam os dois sentidos:
1. acomodar o bumbum em cima de alguma coisa. Aí, exige a preposição em:  Lula (se) sentou na mesa pra mostrar informalidade. João Marcelo (se) sentou no chão pra brincar de carrinho. Você prefere (se) sentar no banco da frente ou no de trás?
 
2. tomar assento ao lado de alguma coisa. Dá passagem, no caso, à preposição a:  Sentou(-se) à mesa pra almoçar. Sentou(-se) à máquina pra costurar o vestido. Eu (me) sentei à janela pra ver o movimento da rua.  
 
 
Amar é…
 
Sentar-se à mesma mesa na hora das refeições. Falar ao telefone quando a saudade bater. Ficar um tempão à porta conversando. Volta e meia, cochichar ao ouvido um do outro.
 
 
Sephen Levine provoca
 
“Se você fosse morrer em breve e só pudesse dar um telefonema, para quem você ligaria e o que diria? Por que você está esperando pra fazer isso?”