Vai longe o tempo em que o servidor público era o apadrinhado ou o coitado que se conformava em ganhar baixo salário em troca da estabilidade. Hoje o Estado tornou-se o grande empregador no Brasil. Não são raros os cargos que pagam R$ 10 mil, R$ 15 mil ou até R$ 20 mil por mês. Chegar lá não é tarefa fácil. Há que disputar uma vaga com 80, 100, 200 candidatos. Não basta, pois, sair-se bem nas provas. O desafio é sair-se melhor que os outros.
O ponto de partido são os editais. Ao lê-los, descobre-se que se restringem aos grandes títulos. Genéricos, não entram em pormenores. Resultado: a gente tem de estudar tudo. Ufa! Haja tempo, paciência e disciplina. O blog vai dar uma ajudinha aos concursandos. Todos os dias comentará questões ou pontos que podem contribuir pra jogar luz sobre este ou aquele assunto. A participação dos visitantes é importante. Eles podem sugerir temas.
Por onde começar? Pela bibliografia. A seguir, uma relação de livros comentados pela professora Lucília Garcez, membro de bancas examinadoras de vestibulares e concursos de todos os níveis.
ABREU, Antônio Suárez (1993) Curso de Redação. São Paulo, Ática.
Curso rápido de redação e revisão gramatical. Fácil, leve, pode ser utilizado sem ajuda.
BARBOSA, Severino Antônio & AMARAL, Emília. (1986) Escrever é desvendar o mundo- a linguagem criadora e o pensamento lógico. Campinas, Papiros.
Curso rápido e completo de redação, que vai dos processos de desenvolvimento da criatividade ao aperfeiçoamento da apresentação do pensamento lógico. Indicado para quem quer avançar rapidamente nas reflexões e na prática sobre a produção de textos. Pode ser utilizado sem ajuda presencial.
CARRAHER, David W. (1983) Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo, Pioneira.
Obra teórico-prática muito agradável que, por meio de explicações e exercícios, leva o leitor a se tornar mais crítico e reflexivo em relação às informações disponíveis na sociedade.
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley L. F. (1995) Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
Trata-se de uma gramática moderna, que não pretende estabelecer normas rígidas, mas, sim, descrever os usos reais e atuais da língua nas diversas circunstâncias. Não é de fácil consulta para iniciantes que querem tirar dúvidas práticas de gramática.
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóvão. (1992) Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. Petrópolis, Vozes.
Ótimo curso completo de produção de texto para estudantes universitários e outros interessados. Apresenta excelente reflexão sobre questões lingüísticas e muitos exercícios práticos de leitura e produção de textos. Pode ser usado como manual para cursos de redação ou individualmente.
GARCIA, Othon M. (1986) Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas.
Obra clássica, à qual todas as outras produzidas no Brasil se reportam, no que diz respeito à produção de textos. Embora não utilize conceitos modernos da lingüística textual, já os antecipava por meio de uma observação aguda do funcionamento dos textos literários. Indispensável para todos que querem se aprofundar nas questões da escrita em língua portuguesa.
MARTINS, Eduardo. (org.) (1997) O Estado de São Paulo – Manual de redação e estilo. São Paulo, O Estado de São Paulo/ Moderna.
Manual de consulta rápida para solucionar dúvidas de escrita da língua portuguesa padrão. Muito útil e fácil de usar sem ajuda do professor, pois é organizado a partir de verbetes em ordem alfabética. Assim como um bom dicionário, deve estar sempre à mão do redator.
PLATÃO, F. & FIORIN, J. L. (1997) Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática.
Excelente coletânea de textos comentados e analisados segundo os princípios mais atuais da lingüística. Fácil, interessante e pode ser utilizado individualmente, sem ajuda presencial de um professor, como pode ser um manual de curso.
SERAFINI, Maria Teresa. (1989) Como escrever textos. São Paulo, Globo.
Curso de redação em duas partes, uma para o aluno e outra para o professor. O capítulo a respeito da organização das idéias é muito interessante. Pode ser útil para trabalhos escritos dissertativos.
SQUARISI, Dad e SALVADOR, Arlete. (2005) A arte de escrever bem — guia para jornalistas e profissionais do texto. São Paulo, Contexto
Guia com sugestões capazes de tornar o estilo claro, conciso e objetivo.
—————————— (2008) Escrever melhor — guia para passar os textos a limpo, São Paulo, Contexto
Técnica do passar a redação a limpo. Escrever é 10% de inspiração e 90% de transpiração. O livro mostra o caminho a seguir na hora de aperfeiçoar o escrito. O livro conta com um capítulo de exercícios comentados e capítulos com as principais ciladas da língua, tropeços gramaticais que comprometem a qualidade do trabalho.
VIANA, A. C. (org) e outros (1998). Roteiro de Redação – Lendo e argumentando. São Paulo, Scipione.
Curso de redação completo, com muitos textos para leitura e exercícios. Pode ser utilizado como manual de curso ou como roteiro individual de trabalho.
BIBLIOGRAFIA PARA APROFUNDAMENTO
ABREU, Antônio Suárez.(1989) Curso de Redação. São Paulo, Ática.
ALMEIDA. Napoleão M. (1998) Dicionário de questões vernáculas. São Paulo, Ática.
BARBOSA, Severino Antônio & AMARAL, Emília.(1986) Escrever é desvendar o mundo – a linguagem criadora e o pensamento lógico. Campinas, Papiros.
BARRAS, Robert.(1986) Os cientistas precisam escrever. São Paulo, Queiroz.
BECHARA, Evanildo.(1999) Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro, Lucerna
BLINKSTEIN, Izidoro. (1995) Técnicas de comunicação escrita. São Paulo, Ática.
BRASIL. (1991) Manual de Redação da Presidência da República. Brasília,Imprensa Nacional.
CAMARA Jr. J. Mattoso. (1983) Manual de expressão oral e escrita. Petrópolis, Vozes.
CARRAHER, David W. (1983) Senso crítico: do dia-a-dia às ciências humanas. São Paulo, Pioneira.
CITELLI, Adilson. (1991) Linguagem e persuasão. São Paulo, Ática.
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley L. F. (1985) Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
FÁVERO,L.L. e KOCH, Ingedore. (1983) Lingüística Textual: introdução. São Paulo, Cortez.
_____e PASCHOAL,M.S.Z. (org.) (1985) Lingüística Textual – Texto e Leitura. São Paulo, cadernos PUC 22, EDUC.
_____. (1991) Coesão e coerência textuais. São Paulo, Ática.
FIORIN, L.J. & PLATÃO, F. Savioli. (1990) Lições de texto: leitura e redação. São Paulo, Ática.
FIORIN, L.J. (1997). Astúcias da Enunciação. São Paulo, Ática.
GARCEZ, Lucília H.C.(1998) A escrita e o outro. Brasília, Editora Universidade de Brasília.
(2001) Técnica de redação. São Paulo, Martins Fontes.
GARCIA, Othon M. (1986) Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas.
________(1997) Aprender e ensinar com textos dos alunos (coord) Lígia Chiappini. São Paulo, Cortez Editores.
GUIMARÃES, Elisa. (1987) A articulação do texto. São Paulo, Ática.
ILARI, R (1985) Uma nota sobre redação escolar in A lingüística e o ensino da língua portuguesa. São Paulo, Martins Fontes.
KLEIMAN. A. (1989) Leitura: ensino e pesquisa.Campinas, Pontes.
_______(1989) Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, Pontes.
________(1993) Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, Unicamp/Pontes.
KOCH, Ingedore(1984) Argumentação e Linguagem, São Paulo, Cortez.
________(1990) A coesão Textual. São Paulo, Contexto.
________(1993) A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto
KURY, Adriano da Gama.(1989) Para falar e escrever melhor o Português. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.
MANDRYK, D. & FARACO, Alberto (1987) Prática de redação para estudantes universitários. Petrópolis, Vozes.
MARTINS, Eduardo. (org.) (1998) O Estado de São Paulo – Manual de redação e estilo. São Paulo, O Estado de São Paulo/Moderna.
MENDONÇA, Neide R. S. (1987) Desburocratização Lingüística – como simplificar textos administrativos. São Paulo, Pioneira.
PÉCORA, Alcir (1983) Problemas de redação. São Paulo, Martins Fontes.
POSSENTI, Sírio.(1988) Discurso, Estilo e Subjetividade. São Paulo, Martins Fontes.
SALOMON, Delcio V.(1974) Como fazer uma monografia. Belo Horizonte, Interlivros.
SERAFINI, Maria Teresa (1974). Como escrever textos. Rio de Janeiro, Globo.
SOARES, Magda e CAMPOS, E. (1978) Técnica de Redação. Rio de Janeiro, Ao livro técnico.
VAL, Maria da Graça da Costa (1991). Redação e Textualidade. São Paulo, Martins Fontes.
VANOYE, Francis (1982). Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo, Martins Fontes.
VIANA, A. C. (org) e outros. (1998) Roteiro de Redação – Lendo e argumentando. São Paulo, Scipione.
ZANDWAIS, Ana. (1990) Estratégias de Leitura: como decodificar sentidos não literais na linguagem verbal. Porto Alegre, Sagra.