Berço da palavra 4

Publicado em Geral

Umbigo

Márcio Cotrim

Umbigo tem o berço no latim umbilicus, diminutivo de umbo, saliência arredondada em uma superfície. Vale registrar que uma palavra cujo significado primitivo era de elevação e proeminência tenha evoluído para designar justamente o inverso: uma depressão anatômica como a cicatriz umbilical.

O vocábulo tem merecido curiosas referências em três lugares como umbigo do mundo: a ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, famosa pelas misteriosas estátuas gigantes de pedra chamadas moais; Machu-Picchu, centro da civilização inca no Peru; e Mirna, na Sibéria, onde foi feita a maior escavação do planeta em busca de diamantes, de que resultou um buraco de 525 metros de profundidade e gigantesco diâmetro de mais de um quilômetro.

Utilizado como via de acesso de laparoscopias e intervenções semelhantes, o cordão umbilical resultante do parto serve como indicador da existência de alguma anomalia no recém-nascido, o que provocou a criação de bancos de cordões umbilicais, mais um extraordinário passo da ciência em benefício da humanidade. Que fabuloso passo. . .