Márcio Cotrim
Velódromo
É a pista artificial, de madeira ou concreto, forma ovalada, cujo tamanho varia de 150 a 500 metros, onde se travam competições de ciclismo. As bicicletas utilizadas diferem das que participam de provas de estrada. Não possuem freios e quando é preciso pará-las, o ciclista desacelera o veículo através de um movimento específico dos pedais.
Para os desinformados, velódromo seria o local próprio para velórios, veja você. Até faria algum sentido: juntar vela (dos velórios) com dromo (que, no grego, significa lugar, pista). Não deixa de ser criativo, mas é absurdo, mesmo lembrando certas palavras de parentesco: hipódromo, para corridas de cavalos, autódromo para corridas de automóveis, e, por analogia recentes invenções: sambódromo, local para desfiles de escolas de samba, fumódromo, para fumantes, camelódromo, para barracas de camelôs e outras asneiras.
Na verdade, a palavra velódromo já existe, e não é de hoje. Seu berço é o francês vélodrome (vélo = bicicleta + drome = pista). O esporte é pouco praticado entre nós, mas em países como a França, por exemplo, multidões ao longo do trajeto vibram com aqueles loucos que passam voando. A Tour de France atrai público só comparável a um Fla x Flu.