O número PI Márcio CotrimNa matemática, o número PI é uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. É representado pela letra grega π.
Os primeiros a se utilizarem dessa letra foram os matemáticos ingleses, para designar a circunferência de um círculo. O berço de π pertence aos números irracionais. Para cálculos simples, é comum aproximá-lo de 3,14. Boa parte das calculadoras científicas aproxima π de 3,1415927.
Na busca de maior precisão, pode-se utilizar o número com 52 casas decimais. Um engenheiro japonês e um estudante americano de ciências da computação, usando um computador com 12 núcleos físicos, calcularam 5 trilhões de dígitos, o equivalente a 6 terabytes de dados.
Agora, uma curiosidade pessoal. Fiquei sabendo por meu neto Rodrigo, que está cursando uma universidade americana no estado de Illinois, que no dia 14 de março, quando aniversario, nos EUA, é comemorado o dia do PI!, Como lá a convenção para datas é mês/dia, 14 de março se escreve 3/14.
Mas há mais. A pronúncia inglesa de PI é a mesma de pie, torta, e por isso a data também é festejada pelos americanos com um cardápio especial que inclui várias tortas, e brincadeiras tipo pastelão, muito comum nas universidades da terra de Tio Sam – como nos filmes com Os Três Patetas e quejandos, você se lembra? O inesgotável e já tão saudoso Millôr Fernandes lembrava que, se PI é 3,14, pipi é 6,28. Pano rápido, como ele dizia.