Moinhos de vento Márcio Cotrim
Moinhos de vento são aqueles que usam hélices como elemento de captação e conversão da energia eólica. Eólica: qual o berço dessa palavra? Ela vem de Éolo, o deus do vento na mitologia grega.
Em sentido amplo, moinho de vento é qualquer motor movido a energia eólica, esteja ele dentro de um edifício ou seja apenas um sistema de pás montado no topo de uma torre, como nas modernas turbinas geradoras de eletricidade — que, além de a intrínseca utilidade, embelezam a paisagem.
Quem vai a Fortaleza, deslumbra-se com as turbinas eólicas ali instaladas. Elas aproveitam a brisa constante que beija suavemente as faias dos coqueiros litorâneos — e trazem progresso para o Ceará.
Moinhos de Vento é bairro nobre de Porto Alegre, capital gaúcha. Ganhou esse nome devido aos moinhos de vento, trazidos pelas famílias de imigrantes açorianos que se ali estabeleciam, e onde plantavam e moíam trigo.
Esse bairro concentra o maior número de idosos da cidade: quase a metade deles adora suculentos churrascos com bom e amigo chimarrão. Não abandonam as raízes.