Auxílio luxuoso e com humor

Publicado em Geral

REDAÇÃO PARA CONCURSOS

E VESTIBULARES

—  PASSO A PASSO

De Dad Squarisi e

Célia Curto. Editora Contexto,

271 páginas. R$ 39,90

Apontando o treino como bom instrumento para o domínio da língua portuguesa, há 15 anos, a editora de Opinião do Correio, Dad Squarisi, investe no repasse de conhecimento, por meio da coluna Dicas de Português (publicada em 15 jornais do país). “Os leitores são fundamentais, a coluna é feita para eles. Eles opinam muito: elogiam, criticam e sugerem assuntos. Fico muito atenta às necessidades”, conta Dad. Uma nova dupla de livros, Superdicas de ortografia e Redação para concursos e vestibulares — Passo a passo, junta-se aos seis já lançados pela professora, que é formada em letras pela Universidade de Brasília.

Com aspectos teóricos elaborados ao longo de uma década, Redação para concursos e vestibulares (que traz exercícios formulados pela jornalista e educadora Célia Curto) é, segundo a autora, “completo para quem quer escrever um bom texto”. A primeira parte trata do planejamento da redação, com ênfase na escolha e delimitação do assunto, traçado de objetivo e formatação do esqueleto de uma redação. “Quando se diz que escrever é pensar, se trata de organizar o esqueleto do texto. Na segunda parte, estão as técnicas para introduzir, desenvolver e concluir o texto. Daí vem a técnica de organizar os parágrafos. Em seguida, lidamos com a coesão, ou seja, dizer coisa com coisa: as palavras devem conversar umas com as outras e o mesmo se aplica aos parágrafos”, explica Dad Squarisi.

SUPERDICAS DE ORTOGRAFIA – De Dad Squarisi.  Editora Saraiva,

136 páginas. R$ 10,90

 

Só Normas ortográficas e gramaticais dão sustento à outra publicação, Superdicas de ortografia. “O livro é escrito com muito bom humor, fiz com muita graça, usando mitologia, fábula e histórias. Não é puramente didático, é de leitura agradável”, avalia Dad. Nascido como guia para desmitificar o Novo Acordo Ortográfico, o livro teve propósito alargado por sugestão da professora. “A reforma é muito tímida, então propus que fossem apresentadas soluções para ‘calos da língua’, como o emprego dos porquês, o uso de termos como ‘a fim’ ou ‘afim e’ e escolha do ‘x’ ou do ‘ch’”, finaliza.

NOITE DE AUTÓGRAFOS

Hoje, às 19h, lançamento de seis livros escritos por Conceição Freitas, Márcio Cotrim, Dad Squarisi e Célia Curto, no Espaço Chatô (SIG, Q. 2, sede do Correio Braziliense).