Quem manda na Terra? São elas, as mulheres. Três ocupam o pódio do poder. A primeira, a chanceler alemã, Angela Merkel. A segunda, a secretária de Estado dos States, Hillary Clinton. A terceira, a presidente verde-amarela, Dilma Rousseff. O ranking é da revista Forbes. Nele figura outra cidadã tupiniquim. A bela Gisele Bündchen, que esbanja charme nas passarelas, ilumina o 60º lugar.
A notícia excitou gregos e troianos. Mas veio escrita em inglês. Na tradução, uma palavra embaçou a euforia e a confiança dos redatores. As ilustres senhoras são todo-poderosas ou todas-poderosas? Consultas aqui e ali responderam à questão. Todo, no caso, equivale a totalmente. É invariável: Dilma é a todo-poderosa do Brasil. Angela, Hillary e Dilma são as todo-poderosas do mundo.
Quem diria? Na década de 60, as mulheres buscavam um lugar ao sol. Para conquistar direitos iguais aos dos homens, fizeram e aconteceram. Queimaram sutiãs em praça pública e desfilaram barrigas grávidas pelas areias da praia. Valeu. Não é só o trio Angela-Hillary-Dilma que figura na ponta. As 10 primeironas do planeta usam salto alto e batom.