A gente tem mil coisas pra fazer. Precisa estudar, praticar esporte, ir ao cinema, freqüentar o cabeleireiro, dar voltinhas nos shoppings, visitar amigos, namorar. Ufa!
Com tantas atividades, o dia precisava ter 48 horas. Mas só tem 24. O jeito é espichá-las. Uma das receitas é apressar a leitura. Como? Recorrer às siglas. Assim, um nome grandão, que exige uma linha para ser escrito, fica reduzido a poucas letras.
Moleza, não? Para usufruiu das facilidades, é importante lidar com as criaturinhas reduzidas. É fácil. Basta conhecer-lhes as regras. Você as conhece? Ou tem dúvida? Antes de responder, faça o teste. Leia as frases com cuidado. Se as siglas merecerem nota mil, ponha um V, de verdadeiro, nos parênteses. Caso contrário, assinale-o com F, de falso. Vamos lá?
( ) Dez soldados da Pm socorreram as vítimas do acidente.
( ) Trabalho no DETRAN há cinco anos.
( ) O Bndes empresta dinheiro com os juros mais baixos do país.
( ) A Caesb faz a manutenção da rede de água do Distrito Federal.
E daí?
Escreveu F, F, F, V? Acertou. Você sabe que as siglas têm regras de emprego. Ora todas as letras são maiúsculas. Ora, só a inicial é grandona.
Preferiu outra letra? Nada feito. Você anda misturando alhos com bugalhos. Dê uma espiadinha na explicação que se segue. Com ela, você entenderá o mistério das letrinhas. As dúvidas se vão.
Use todas as letras maiúsculas:
1. se a sigla tiver até três letras: PM (Polícia Militar), ONU (Organização das Nações Unidas), PT (Partido dos Trabalhadores), UTI (unidade de terapia intensiva), ECT (Empresa de Correios e Telégrafos).
2. se as letras da sigla forem pronunciadas uma a uma: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Use só a inicial maiúscula:
Nos demais casos, só a inicial é maiúsculas. As outras são pequeninas: Detran (Departamento de Trânsito), Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Varig (Viação Aérea do Rio Grande do Sul).
Questão do ponto
Reparou? As siglas dispensam o ponto. A razão é simples. Ponto ocupa espaço. E exige tempo para ser escrito. Na era da pressa, o dispensável sobra: OEA, CEB, Detran.
O plural
Sigla tem plural? Tem. Use um essezinho minúsculo no final: PMs, UTIs, Detrans.
Teste
Que sigla está certinha da silva?
a. Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Ibama.
b. Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA.
Resposta
Está na cara, não? É a a.