A primeirona

Publicado em Geral

Conhece a composição de Chiquinha Gonzaga? Trata-se da primeira música de carnaval. É simples que só. Ei-la:

Ó abre alasQue eu quero passarÓ abre alasQue eu quero passar

Eu sou da lira

Não posso negar

Ó abre alasQue eu quero passarÓ abre alasQue eu quero passar

Rosa de Ouro

É quem vai ganhar.  

Teste

A composição de Chiquinha Gonzaga apresenta um desafio. Trata-se do emprego da vírgula. Qual dos períodos merece nota 10?

a. Ó abre alas, que eu quero passar. b. Ó abre alas que eu quero passar.

*

Escolheu a letra a? Acertou. A vírgula se justifica porque separa:

a. oração subordinada adverbial de causa b. oração coordenada explicativa   A explicação

É a letra b, não? Como distinguir a oração coordenada explicativa? É fácil. Ela vem depois de ordem ou pedido: Não faça barulho, que o nenê está dormindo. Ligue depois, que preciso sair. Por favor, guarde a minha bolsa, que não confio deixá-a à vista.  Dois times

Moleza, não? A porca torce o rabo quando o quê dá a vez ao porquê. A razão: o porquê joga em dois times. Um deles: conjunção coordenativa explicativa. Aí, introduz as orações coordenadas explicativas. É antecedido de vírgula: Ó abre alas, porque eu quero passar. Não faça barulho, porque o nenê está dormindo. Ligue depois, porque preciso sair. Por favor, guarde a minha bolsa, porque não confio deixá-a à vista.

O outro time: conjunção subordinativa adverbial causal. Introduz oração subordinada adverbial causal. Dispensa a vírgula: Faz frio porque choveu. Atropelou o pedestre porque dirigia em alta velocidade. Trabalho muito porque preciso ganhar mais.  

Dica

Como diferenciar uma da outra? É fácil. As coordenadas explicativas indicam pedido ou ordem. Vêm depois do imperativo. As adverbiais exprimem causa. Ficam longe do autoritarismo.