O verbo implicar implica com a gente. Ou nós implicamos com ele. Versátil, o trissílabo aparece em diferentes companhias ou sem companhia.
Às vezes circula com a preposição em. Ganha, então, o significado de enredar-se, envolver, comprometer: O depoimento do assessor implicou o banqueiro no escândalo.
Outras, dá a vez à preposição com. No caso, quer dizer ter implicância, embirração: O chefe implicou com o funcionário no primeiro encontro. Quer parar de implicar comigo? João implica com Rafael sempre que pode.
Há ocasiões em que o implicar fica tão implicante que não suporta ninguém. Expulsa todas as preposições e muda de sentido. Solteiro, livre e desempedido, significa produzir como conseqüência, acarretar.
Veja exemplos: O aumento do preço do petróleo implica aumento do preço dos alimentos. Passar no concurso implicou oito horas de estudos por dia. Corrigir salários implica alimentar a inflação.
Reparou? Nas duas primeiras acepções, ninguém erra o emprego do verbinho cheio de acepções. Mas na última, a mais usada, o danado parece sabão em piso liso. Com ela todo o cuidado é pouco. Vale a pena memorizá-la. O implicar agradece sem implicar.