A coelha vaidosa — a cegueira

Publicado em Geral



Era uma vez…

Uma coelhinha vivia na floresta. Era linda de morrer. Tinha o pelo branco como neve. Os olhos vermelhos como morango. O andar elegante como o de miss.
Mas o grande orgulho da bichinha eram as orelhas. Ela não cansava de as olhar. E, quanto mais as olhava, mais bonitas as considerava. A mãe, preocupada com tanta vaidade, lhe dizia:

— Filha, coelhos devem se preocupar com as patas. Elas devem ser rápidas e fortes para podermos fugir dos lobos.

As palavras entraram por um ouvido e saíram por outro. Dias depois, a coelhinha estava admirando as orelhas quando o lobo saiu à procura de comida. Quem ele viu? Claro, a vaidosa.

Ela saiu correndo. Correu muiiiiiiiito. Cansada, com o bichão pertinho, se jogou no rio. Nadou horas. Exausta, pensou que fosse afundar. Aí, estendeu as orelhas sobre a água. Elas a ajudaram a boiar. Que sorte!

*

De vez em quando você faz como a coelhinha vaidosa? Passa horas cuidando do cabelo, das unhas, da pele, dos vestidos, dos sapatos. Esquece de estudar para a prova de matemática. Perde o prazo para a entrega do trabalho da escola. Nem se lembra de tomar o remédio. Abra os olhos. Um lobo pode estar por perto.

*

Moral da história: Beleza, sozinha, não põe mesa. É importante prestar atenção ao que se passa à nossa volta.