DIAGRAMA DE PARETO – DIFICULDADES E SOLUÇÕES NA DEGUSTAÇÃO E CONSUMO DE VINHO

Publicado em DIFICULDADES E SOLUÇÕES

DIAGRAMA DE PARETO – DIFICULDADES E SOLUÇÕES NA DEGUSTAÇÃO E CONSUMO DE VINHO

O Instituto Data Eu Mesmo realiza mais uma pesquisa, agora sobre as principais dificuldades que o consumidor neófito, que deseja ser um enófilo, mais encontra com relação ao consumo e degustação de vinho.

Aqui estão elencadas as 10 principais dificuldades relatadas entre todas encontradas, estão apresentadas com as suas principais causas, consequências, proposta de solução e o percentual estimado de cada uma.

Muito bem! E agora? O que podemos fazer com estas informações? Bem, quando nos defrontamos com múltiplas causas para um problema e precisamos decidir por onde começar o processo de solução mais efetivo, temos de nos basear em dados concretos, e não apenas em percepções subjetivas. E como visualizar isso? Como priorizar as ações?

Como os problemas sempre existiram, assim como a procura de solução, em 1896 o economista e sociólogo italiano Vilfredo Pareto ao estudar a distribuição de riqueza na Itália, observou que aproximadamente 80% das terras estavam concentradas nas mãos de 20% da população. E ainda observou que, em seu jardim, apenas 20% das vagens de ervilhas produziam 80% das ervilhas colhidas.

Distribuição de terras e ervilhas. Qualquer outro não veria nenhuma relação aí. Mas o Pareto não era qualquer um! E encontrou nestas informações a ideia de que “poucos fatores são responsáveis pela maior parte dos resultados”.  E foi verificando que esta relação 80/20 se repetia em diferentes contextos sociais e econômicos. E assim concluiu que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Já em 1940, o engenheiro Joseph M. Juran, ao perceber que 20% dos clientes geram 80% do faturamento e que 20% dos produtos causam 80% das reclamações criou o Diagrama de Pareto, que popularizou o conceito na área da qualidade e produtividade.

O Diagrama de Pareto ajuda a transformar uma lista confusa de problemas em um ranking objetivo e visualmente organizado do impacto e frequência de maneira comparativa, o que permite elaborar uma linha de ação para encontrar as soluções necessárias.

Aqui está o Diagrama de Pareto com as 10 principais dificuldades relacionadas ao consumo e degustação de vinho. Os 5 primeiros obstáculos, desconhecimento sobre harmonização, dificuldade em identificar aromas e sabores, preço elevado de vinhos de qualidade, preconceito ou insegurança ao escolher vinhos e falta de orientação em pontos de venda representam 76% das dificuldades relatadas.

Portanto uma atuação apenas nesses cinco pontos irá impactar na maior parte dos problemas encontrados. Analisando as soluções indicadas para estas dificuldades identificamos que o foco principal está na educação mais simples e acessível do consumidor e dos vendedores, oferecendo conteúdos sobre harmonização, treino sensorial e orientação de compra.

A chave está em democratizar o conhecimento sem elitizar o gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*