Vamos trazer aqui algumas curiosidades acerca da relação entre o vinho e as olimpíadas.
O vinho tem muita história nas Olimpíadas – IV
O vencedor da primeira maratona
Em 1896 foram realizados na Grécia os primeiros jogos Olímpicos da era moderna. Para a nação anfitriã, por razões históricas, a maratona era a prova a ser vencida.
Segundo a lenda, após a vitória grega sobre os persas no ano 490 a. C, o guerreiro Pheidíppides correu os 40 Km entre as cidades de Marathon e Atenas (Grécia) para levar a notícia do triunfo, ao chegar tombou morto por exaustão.
O ganhador da primeira maratona foi Spiridon Louis, um pastor grego e vendedor de água. Corre a lenda que ele passou as duas noites anteriores à corrida rezando, sem dormir e em jejum completo.
Durante a competição, bateram a sede e o cansaço, outros concorrentes já haviam até desmaiado, foi então que Spiridon parou para beber duas taças de vinho, revigorado conseguiu chegar vitorioso ao final da prova, para o delírio de mais de 100 mil espectadores.
O rei da Grécia e o Príncipe, seu filho, entraram na pista do estádio e completaram a última volta ao lado do Spiridon. Exultante o rei ofereceu a Louis qualquer presente que ele quisesse pedir, sem pensar muito ele respondeu “quero uma carroça puxada por um burro para me ajudar no transporte de água”.