ESTUDAR SOBRE VINHO: POR QUÊ?
Quais seriam as razões para estudar sobre vinhos? Ou será que não precisa?
br.freepik.com
Respondendo a pergunta do título, posso afirmar que para beber vinho ninguém precisa estudar, ler livros, participar de cursos ou acompanhar este meu blog!
Assim costumo iniciar as minhas apresentações ou cursos. Mas calma, não me despeço logo em seguida e encerro o evento.
Após este choque inicial de reversão de expectativas, explico as razões pelas quais acredito que o enófilo vai sair ganhando muito estudando, lendo livros, participando de cursos e, principalmente, lendo este meu blog.
Há muitas razões ou motivações para aprender sobre vinhos, vou apresentar algumas das principais.
- Pelo prazer do aprendizado;
- Satisfação pessoal e crescimento pessoal;
- Irá adquirir mais conhecimento sobre geografia, história, enologia e noções sobre as diferentes regiões produtoras, variedades de uvas, seu cultivo e os processos de elaboração da bebida;
- Poderá degustar como um profissional e entenderá melhor sua terminologia;
- Entenderá melhor sobre harmonização tornando suas refeições mais saborosas;
- Poderá fazer na sua casa um melhor serviço do vinho, sabendo mais sobre a guarda, abertura da garrafa, temperatura, taças adequadas, quando utilizar o decanter, entre outras informações necessárias para melhor aproveitar o seu vinho;
- Descobrirá os principais mitos sobre o vinho;
- Aprenderá a ler o rótulo de uma garrafa de vinho;
- Poderá dispensar a ajuda do sommelier tanto nos restaurantes como nas lojas, e terá segurança na definição dos vinhos, reduzindo o tempo de escolha;
- Poderá economizar na seleção da garrafa perfeita para qualquer ocasião;
- Novas e boas amizades surgem durante a participação em cursos e eventos de vinho;
- Seus novos saberes sobre vinho serão úteis tanto nos encontros com os amigos como em seus compromissos profissionais;
- Suas viagens serão mais proveitosas com o seu maior conhecimento sobre as regiões vinícolas e as melhores harmonizações locais.
São, portanto, muitas e diversas as razões para o aprendizado sobre vinho, mas se tivesse de resumir, apontando uma única apenas, destacaria o aumento do seu prazer com o que está na taça e nas adequadas harmonizações com os alimentos. Acho que acabei indicando duas razões.
Já adianto que com este estudo você não se tornará, assim tão facilmente, uma biblioteca viva de conhecimentos enológicos, mas, com certeza, logo aprenderá a beber menos, porém com muito mais qualidade.