Problema com fornecedora de airbag aumenta campanhas de recall

Publicado em Sem categoria

Em 2015 a quantidade de automóveis que passou por recall cresceu 85% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo. O número de campanhas também subiu em 21%. Em 2015, 116 campanhas foram registradas, atingindo 2,81 milhões de automóveis. Em 2014, foram 96 campanhas com 1,51 milhões de veículos envolvidos.

O sistema de airbag foi o responsável por boa parte das campanhas – foram 21 e 1,36 milhões de veículos afetados. O item liderou porque uma das principais fornecedoras do produto às montadoras – a japonesa Takata – vendeu o equipamento com defeito em várias partes do mundo, quando o airbag é acionado, ele libera fragmentos contra ocupantes do automóvel, colocando em risco a saúde dos ocupantes. As montadoras que mais realizaram recall em 2015 foram a Land Rover e Mercedes-Benz, com nove chamamentos, seguidas da Volkswagen e Jeep com oito.

Em 2015 também houveram recalls de produtos infantis, medicamentos, alimentos, xampu, bicicletas, berço, alarme de incêndio e soprador elétrico, totalizando 130 chamamentos de recalls no ano. Entre 2002 e 2015, foram registradas 937 campanhas no Brasil. A Chevrolet é a marca que lidera os problemas de recall com um total de 57 chamamentos.