Consumidor diminui ritmo de compras e comércio fecha no vermelho pela oitava vez

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O varejo do Distrito Federal fechou o mês de novembro de 2015 no negativo, com queda de 2,35% nas vendas em relação ao mês de outubro. Dessa forma, são oito meses seguidos no vermelho, o que preocupa os comerciantes e a Federação do Comércio do DF (Fecomércio-DF), responsável pela pesquisa divulgada nesta manhã (12/01).

Em relação a novembro de 2014, a queda acumulada representa quase 20% (-19,67%). “A crise demorou a chegar em Brasília, mas chegou. Nem mesmo a alta renda per capita e o funcionalismo público impediram a queda no consumo. As pessoas estão preocupadas com o custo de vida e com a inflação, por isso, estão consumindo apenas o essencial”, analisa Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF.

Os segmentos que puxaram a queda foram: material de construção (-2,42%), mercado e mercearia (-1,56%), farmácia e perfumaria (-0,9%), autopeças e acessórios (-0,71%), tecidos (-0,67%), móveis e decoração (-0,25%), óticas (-0,22%) e bares, restaurantes e lanchonetes (-0,07%).

Os setores que registraram crescimento nas vendas foram: floricultura (5,52%), livraria e papelaria (3,96%), calçados (3,81%), informática (3,66%), lojas de utilidades domésticas (1,56%) e vestuário (1%).