Um consumidor comprou um celular smartphone e uma televisão pelo site da loja de eletroeletrônicos Fast Shop pela oferta do Black Friday no ano passado. O celular do modelo Sony Xperia foi vendido a R$ 669 e a TV 47”, R$ 591,40. Em seguida, o cliente recebeu o comunicado que o anúncio da página estava errado e que a compra […]
STJ propõe debate sobre pontuação usada pelos bancos para conceder crédito
O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) abriu um debate sobre a pontuação usada por bancos para decidir se darão crédito ou não a consumidores, chamado de sistema scoring. A primeira audiência pública sobre o tema no tribunal começou ontem e tem dividido opiniões. De um lado, uma corrente defende que o sistema pode diminuir os juros, uma vez que as […]
Pretende quitar as dívidas antes da hora? Entenda as dificuldades encontradas e saiba como agir
A expectativa de quem empresta dinheiro é o pagamento da dívida, de preferência, o mais rápido possível. No caso dos bancos, nem sempre. Muitos dificultam a quitação antecipada dos débitos para continuar recebendo juros por mais tempo. Os clientes que tentam pagar a dívida antes do prazo encontram dificuldades para saber o saldo atualizado, não entendem os critérios de atualização […]
Itaú assina acordo com Ministério Público e terá que pagar R$ 6,7 milhões
Por causa de práticas abusivas cometidas contra consumidores no Distrito Federal, o banco Itaú terá que rever comportamentos de mercado e devolver à sociedade R$ 6,7 milhões. As compensações fazem parte de oito termos de ajustamento de conduta (TAC) assinados entre a instituição financeira e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) na última terça-feira. Os acordos são […]
A Proteste Associação de Consumidores entrou com duas ações civis públicas contra o Banco BMG e BV Financeira na Justiça paulista. A associação pede indenização por danos materiais e morais coletivos a consumidores que não conseguiram a quitação antecipada de pagamento de empréstimos, crédito consignado ou financiamento. No entendimento da Proteste, a prática de não atender ao cancelamento de contrato […]
A crise econômica e o aumento de inflação chegaram aos consumidores que usam cheque. Esse grupo também está com dificuldade para quitar as dívidas. A devolução de cheques sem fundos no Brasil atingiu o maior índice para o mês de julho dos últimos 23 anos – […]
Entenda os diferentes tipos de garantias e o que elas realmente asseguram
O pós-vendas tornou-se um dos pontos mais delicados nas relações de consumo no Brasil. As lojas têm dificuldades de oferecer estrutura para atender a demanda de clientes que possam ter problemas no produto ou serviço contratado. Um dos exemplos dessa inabilidade dos fornecedores é a dificuldade do cumprimento da garantia. Os clientes não sabem como são contabilizados os prazos, a […]
O Procon do Distrito Federal autuou 126 lojas durante a Operação Dia dos Pais. Entre os principais problemas encontrados pelos fiscais do órgão estão a falta de informação sobre o preço do produto e as formas de pagamento, além de erros nas compras com cartão de débito e crédito. Das autuações, 113 tiveram caráter educativo ao lojista. As outras 13 […]
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 123 planos de saúde de 28 operadoras diferentes. Os motivos são o desrespeito aos prazos máximos de atendimento e as negativas de coberturas. As vendas estão proibidas a partir do próximo sábado (16/8). Neste ciclo de monitoramento, a ANS recebeu 13.009 reclamações. Em compensação, a agência autorizou a reativação […]
Planos de saúde para idosos comprometem até 70% da renda, afirma Idec
Um estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que contratar um plano de saúde depois dos 70 anos significa comprometer boa parte da renda familiar. A média de preços entre as operadoras avaliadas pelo Idec foi de R$ 999,20. Entre os planos mais baratos, R$ 551,04, e, entre os mais caros, R$ 1.447,36. De acordo com o […]