O leitor Jorge Luiz dos Santos, 37 anos, mora em Águas Claras e reclamou da empresa de telefonia Vivo. Segundo ele, operadores da companhia estão constantemente ligando em seu celular. Jorge conta que isso acontece há cerca de três meses. “Quando ligam, ficam oferecendo promoções. Eu falo para o atendente que não quero, mas continuam ligando. Algumas vezes, colocam o […]
Síndicos usam novo Código de Processo Civil para reduzir inadimplência
Nova lei agilizou a cobrança Por Mayara Subtil, especial para o Correio A rapidez na forma de cobrança de dívidas de condomínio contribuiu para uma queda expressiva nos índices de inadimplência dos brasilienses, em 2017, na comparação com os dois últimos anos, avalia o Sindicato dos Condomínios do Distrito Federal (Sindicondomínio). De acordo com o sindicato, a taxa atual está […]
30% dos cadastrados no Nota Legal não estão aptos a participar do sorteio
Secretaria de Fazenda estende prazo para regularização de contribuintes O sorteio de prêmios do programa Nota Legal será no próximo dia 20 de novembro e 30,4% dos contribuintes cadastrados não podem participar do concurso. Levantamento da Secretaria de Fazenda aponta que, dos 1.093.861 registrados, 332.859 mil estão irregulares – eles têm dívidas com o governo do Distrito Federal e, para […]
Consumo responsável e educação financeira: bons presentes para o Dia das Crianças
Por Patrícia Nadir* Na semana do Dia das Crianças, o que não falta é vontade de presentear os pequenos com aquele brinquedo que eles pedem há tempos. Seja um item visto em uma propaganda, seja um produto que é sucesso entre os colegas. Aos pais, resta a responsabilidade de orientá-los e de incentivar o consumo consciente. Na publicidade, o Conselho […]
Uber e Cabify precisam apresentar o cadastro dos motoristas nesta quinta
Portaria divulgada ontem pelo governo estabelece hoje como o prazo final para o registro dos condutores O Governo do Distrito Federal divulgou ontem as portarias normatizando o transporte de passageiros feito por aplicativos. A resposta à regulação local veio em seguida e pesará no bolso do consumidor: a Uber informou que repassará aos usuários do serviço os custos dos tributos e […]
A Cabify informou que, a princípio, não vai repassar o valor A Uber informou, via nota, que vai repassar ao consumidor a taxa cobrada pelo governo do Distrito Federal. As portarias com as regras para o funcionamento do serviço na capital do país foram divulgadas nesta quarta-feira (4/10) no Diário Oficial do DF. Dessa forma, o usuário vai pagar […]
Aplicativos de transporte: GDF passa a cobrar taxa por viagem
A partir desta quarta-feira (4/10), o governo do Distrito Federal passa a cobrar 1% de taxa sobre cada viagem realizada via aplicativos de transporte individual de passageiros, feito por empresas como Uber, Cabify e 99PoP. A porcentagem foi divulgada no Diário Oficial do DF. De acordo com a portaria, as empresas vão contabilizar o total das viagens mensais, calcular 1% […]
Dia das crianças: lojistas animados e consumidores cautelosos
Lojistas apostam em incremento nas vendas e estão reforçando os estoques. Entretanto, a quantidade de consumidores que pretende comprar caiu Pesquisa da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) mostra empresários mais confiantes com o Dia das Crianças e consumidores mais cautelosos com a data. Os lojistas apostam em incremento de 26,54% nas vendas em relação ao mesmo período […]
Olhar os selos de qualidade, exigir a nota fiscal e pesquisar preços para não se endividar são algumas das dicas de especialistas Patrícia Nadir* O Dia das Crianças se aproxima e, nessa época do ano, vem a vontade de encher os pequenos de presentes. Mas, para fugir de problemas, é preciso ficar atento ao momento de escolher os brinquedos de […]
A aposentada Ana Maria de Lima, 71 anos, moradora do Guará reclamou que a rede de internet que é fornecida pela empresa Oi cai constantemente. Segundo ela, cerca de três vezes por mês, o modem desconfigura sozinho e a conexão não funciona até que se faça a configuração por telefone, falando com um atendente da empresa. “Sempre perco muito […]