Os Procons de todo o Brasil estão de olho nas promoções da Black Friday e vão intensificar a fiscalização. A ideia é evitar os abusos cometidos pelas lojas como o constatado em edições anteriores do evento, principalmente em 2012, quando os consumidores relataram inúmeros casos de descumprimento de oferta e propaganda enganosa. Por isso, os órgãos acompanharam os preços praticados nos últimos meses para comparar com o que será ofertado.
Entre as ações previstas, o Procon do Distrito Federal vai fazer uma blitz durante todo o dia nos principais sites participantes da promoção. Clientes com problemas podem telefonar no 151 ou procurar nos postos de atendimento.
Em São Paulo, o Procon fará plantão para atendimento de consumidores. A ação começará um dia antes da Black Friday a partir das 19h e continuará até a meia-noite do dia do evento. Os consumidores paulistas poderão registrar reclamações pelo telefone 151, pelo site e pelas redes sociais do órgão. O Procon-SP criou a hashtag especial #BlackFridaynamiradoProconSP em que os internautas poderão utilizar. No Twitter e no Facebook o cliente pode usar a hashtag e enviar o print ou o link da página com o problema. Todos os casos serão analisados e, se necessário, haverá abertura de processo administrativo.
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