Imagem3

O QUE SERÁ QUE OS LEVA?

Publicado em Filosofia, Psicologia, Psicologia infantil

Quando recebi do leitor PE a notícia de um clube de caça e tiro de Jataí, Goiás, que promove cursos para crianças e adolescentes, confesso que quase não acreditei. Mas, ao assistir no Fantástico a uma matéria sobre o assunto, fiquei assustada. Não é preciso ser muito esperto para entender que é a demanda que leva uma entidade que visa ao lucro a oferecer um produto. Da mesma forma, não é segredo pra ninguém que demandas podem ser geradas com estratégias que objetivam despertar o interesse dos consumidores. Será que esses pais têm consciência de que eles e seus filhos podem estar sendo usados para a obtenção de lucro fácil e sujo? O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Vivemos num país violento. Algumas das nossas cidades, como o Rio de Janeiro, estão em guerra há décadas. Creio que todos devemos nos unir, trabalhando para diminuir a violência. E creio também que só vamos conseguir isso educando as crianças para o despertar da consciência. Se preparar crianças para resolver problemas a bala fosse um bom plano, o mundo já estaria salvo há muito tempo. É nas futuras gerações que está a esperança de dias melhores. Mas o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

De um tempo pra cá, pais preocupados em dar boa educação a seus filhos buscam para eles as melhores escolas que podem oferecer e se viram para que eles tenham também aulas de natação, línguas estrangeiras, artes marciais, música, balé, xadrez, informática, pintura. Alguns com filhos ainda no pré-escolar já estão preocupados com a entrada deles no mercado de trabalho, com o sucesso que deverão ter e com as merecidas gordas aposentadorias. Mas o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Claro que houve e ainda há exageros. Muitas crianças mal têm tempo pra respirar. De tantas atividades extracurriculares, não podem brincar. Ficar à toa, de bobeira, nem pensar! Mas, mesmo que o processo seja doentio, em geral dá para perceber nesses pais uma preocupação com o bem-estar dos filhos no futuro, para que eles tenham sempre conforto, qualidade de vida. E a intenção tem um enorme peso. Mas o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Alguém que tenha autorização para portar uma arma de fogo deve, sim, fazer um curso de tiro, não apenas para saber como usá-la, mas para evitar acidentes de manipulação. Só que o porte é concedido pela Polícia Federal, que não o dá a qualquer um, muito menos a alguém penalmente inimputável, como é o caso de uma criança. Então, do que adianta ela ter esse conhecimento, medalhas, fotos em pódios de clubes de tiro, se não pode ter acesso a uma arma? Ou será que os pais pretendem, a partir desse curso, deixar armas à disposição delas? O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

É natural que alguém que aprendeu a fazer alguma coisa queira colocar em prática as novas habilidades. É perfeitamente compreensível que quem fez um curso de culinária prepare refeições especiais para os amigos; que alguém que aprendeu a pintar em porcelana presenteie parentes com seus trabalhos; que quem está estudando canto aproveite as festinhas para “dar uma canja”. Se isso acontece com adultos, que ficam eufóricos para se exibirem, imagine com as crianças! Mas o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Quantas crianças aprendem a dirigir e não conseguem esperar até poder tirar a CNH? Quantos casos conhecemos de adolescentes que pegam o carro dos pais, mesmo escondidos, e saem por aí fazendo bobagem, colocando a própria vida e a vida de outras pessoas em risco? Por que com uma arma seria diferente, se sabemos também de várias histórias de crianças que levaram a arma do pai para mostrar aos amiguinhos da escola? Não é tão difícil imaginar que ela queira se exibir. Mas o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

O Fantástico chamou a atenção para o vídeo de divulgação do curso, para a frase DIA DE BRINCAR com figurinhas coloridas e um ursinho dançando, como se atirar fosse brincadeira, mas não é! Mesmo para salvar a própria vida, é muito difícil para alguém viver com o peso de ter atirado em outra pessoa ou em um animal. A não ser que o atirador esteja muito bem preparado para uma situação assim, o que exige maturidade emocional, ou seja um psicopata. Será que o que temos visto mundo afora, inclusive em escolas, onde chacinas acontecem como resultado da cultura do ódio e do armamentismo não é assustador o bastante? O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Na matéria, foram entrevistados um especialista em segurança, um especialista em segurança pública, uma professora de Direito e a promotora da Infância e Juventude de Jataí, que recomendou a imediata suspensão das atividades do clube de tiro com crianças e adolescentes. Também foram exibidas manifestações de pessoas contra, por considerarem que essa prática fomenta a violência, e de uma pessoa que se manifestou favoravelmente, considerando muito bom uma criança saber manusear uma arma. Bom para quem? O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Muitas das crianças que aparecem no vídeo são tão pequenas que seus pezinhos nem tocam o chão quando estão sentadas nas cadeiras durante as aulas. As perninhas ficam balançando no ar. São tão pequenas que ainda precisam que as mães fiscalizem se lavaram atrás das orelhas durante o banho, se escovaram os dentes antes de dormir. Elas mal aprenderam a ler e a escrever. Deveriam estar sendo estimuladas a participar de um clube de livros infantis e não de tiro. O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Quando tomo conhecimento desse tipo de coisa, mesmo acreditando que não existe a involução, fico com o coração apertado, com a sensação de que foi aberto mais um portal para o inferno, o que faz ressoar em mim a pergunta que não pode e nem deve ser calada: Afinal, o que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?

 

Recebi um vídeo da leitora Flavia Campos. Os mais velhos vão se lembrar das aventuras da Pequena Audrey. Acho esse desenho legal para crianças pequenas, especialmente aquelas interessadas em armas. Quer assistir? Clique AQUI.

 

Nosso blog está de volta! Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode me enviar um texto que considerou interessante e que combina com este blog. Valeu!

 

E se você tem interesse em participar do grupo de terapia para mulheres, clique em GRUPO PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR. Se conhece alguma mulher que esteja precisando desse tipo de ajuda, mande esse link para ela ou passe o meu telefone (61)99188.9002. Esse trabalho tem salvado vidas. O ATENDIMENTO É ONLINEVocê também pode participar do Grupo de WhatsApp para receber textos, vídeos e informações sobre a temática do grupo de terapia clicando AQUI.

7 thoughts on “O QUE SERÁ QUE OS LEVA?

  1. “O que será que leva pais a colocarem seus filhos pequenos num curso de tiro?” O vazio no coração preenchido pelo ódio, pelo desamor ao próximo, a si mesmos, a seus filhos e a Deus, pela falta de reflexão dos efeitos de suas condutas, pela esquizofrenia derivada da notória insegurança pública e por aí vai… Parabéns pelo texto informativo e reflexivo, Maraci.

  2. Regina Coeli via WhatsApp: E a pergunta persisti porque pais matriculam seus filhos num local onde se ensina a matar? pq arma é instrumento de morte ou de deixar alguém sem movimentos … só para se defender? onde foi parar os cursos de diálogos? não existem? se perdeu dentro dos equipamentos de jogos e,ou outros caminhos da Internet que vicia, nos faz perder o dom da conversa fiada, do papo gostoso após um bom café, do almoço, nos encontros com “amigos”? … amigos estes que podem ter ido e aprendido a atirar e não a dialogar 🤔 o mundo me assusta

  3. Acho que não vale a pena matricular crianças em um curso de tiro. Mas cada um é livre para decidir o que quiser da vida e o que é melhor para sua família.

    Acho que as portas do inferno já estão bem escancaradas. Sou policial e a alguns meses atrás fui em um chamado de uma escola pública, a situação: Dois menores estavam portando facas (aquelas gigantes de açougueiro) para um acerto de contas na escola, talvez os pais desses garotos os tenham matriculado em um curso de açougue na infância.

  4. O tiro ao alvo é um esporte como outro qualquer. Como caratê ou judô te ensinam não apenas a lutar , mas ter domínio e saber respeitar e agir de maneira coordenada , sem se deixar levar pelas emoções . Aprender a atirar pode ser tão útil quanto o carate e o judo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*