eu-te-amo-em-varios-idiomas (1)

O PODER DO “EU TE AMO”

Publicado em Psicologia

Dizem que, assim como os homens se apaixonam pelo que veem, as mulheres se apaixonam pelo que ouvem. Deve ser por isso que caprichamos no visual e eles, no que nos falam, o que pode incluir muitas mentiras. E poucas coisas encantam tanto quanto aquela frase curtinha, mas poderosa, a famosa “eu te amo”.

 

“Eu te amo” tem tanto poder que pode apagar todo o mal já feito por quem a pronuncia, como uma borracha milagrosa. E também pode reverberar por décadas e, por que não dizer, por muitas vidas, servindo como uma espécie de Habeas Corpus Preventivo para casos que vão de pisadinhas de bola a erros imperdoáveis.

 

Qualquer um pode dizer “eu te amo”, até mesmo um psicopata antes de desferir o golpe final em sua vítima. Isso não deveria ser assim, mas é lamentavelmente comum. E como prende as desavisadas, mesmo que as atitudes de quem pronuncia nada tenham a ver com a frase mágica! É difícil encarar essa realidade, mas é preciso. Quem não o faz coloca-se em posição de refém e põe seu bem-estar, sua vida, e a de todos a sua volta, em risco.

 

E como se proteger, não do amor, mas dessas pegadinhas que podem trazer enormes prejuízos para uma vida inteira? Com uma medida simples – a observação do conjunto da obra de quem está nos dizendo “eu te amo”. Difícil de fazer, embora possível e absolutamente imprescindível.

 

Digo que é difícil porque a tentação de nos abandonarmos nos braços de quem nos diz “eu te amo” é enorme, principalmente para as mulheres, criadas ouvindo contos de fadas, sonhando com o príncipe encantado, o homem encantador, apaixonado e apaixonante. Quando ouvimos “eu te amo”, mesmo as que se sentem apenas mais uma na multidão passam a se sentir especiais.

 

E se uma vozinha lá dentro de nós grita que alguma coisa está muito errada com o tal sujeito, tratamos logo de abafá-la. Algumas já têm até uma explicação na ponta da língua para o surgimento da tal voz, de um certo incômodo, de um desassossego, do tipo “Esses pensamentos são eu mesma tentando boicotar a minha felicidade”, “Estou traumatizada por relacionamentos que não deram certo, mas, desta vez, não tem erro”, “Isso só pode ser coisa de obsessor que não me quer ver bem”. E por aí vai.

 

As novelas mostram homens e mulheres que são vilões terríveis dizendo “eu te amo”. Mas preferimos acreditar que esses são ponto fora da curva, exceções à regra, coisas de tramas televisivas. E só temos olhos para os mocinhos, bons, sérios, honestos, que encantam as mocinhas, salvando-as e as protegendo de todo o mal.

 

Só que os vilões existem de verdade, sabem exatamente o que queremos ouvir e não economizam, transbordando, desde o primeiro contato, um charme irresistível que nos faz sonhar os sonhos mais lindos que, com o passar do tempo, vão se transformando em pesadelos dos quais não conseguimos acordar, que nos atormentam, exaurem, paralisam, devastam.

 

Então, o que você me diz? O “eu te amo” que seu príncipe encantado fala combina com as atitudes dele? Ele se comporta de maneira amorosa? Ele respeita você, seus filhos, sua família, seus amigos, seu trabalho? Você gostaria de ver uma filha sua casada com alguém como ele? Você daria força para sua melhor amiga continuar casada com alguém como ele? Pense nisso!

 

Nosso blog está de volta! Você pode comentar este texto logo depois dos anúncios, mesmo que você não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Valeu!

 

Se você tem interesse em participar do grupo de terapia para mulheres, clique em GRUPO PARA SOBREVIVER A UM GRANDE AMOR para se informar. Se conhece alguma mulher que esteja precisando desse tipo de  ajuda, mande esse link para ela ou passe o meu telefone (61)99188.9002. Esse trabalho tem salvado vidas. O ATENDIMENTO É ONLINE. Você também pode participar do Grupo de WhatsApp para receber textos, vídeos e informações sobre a temática do grupo de terapia clicando AQUI.

 

 

8 thoughts on “O PODER DO “EU TE AMO”

  1. Regina Coeli via WhatsApp: Tudo q dizes não tem como retrucar, é a pura verdade. Nós mulheres somos criadas para sermos servis. Se prestar atenção, até nosso corpo e saúde são mais vulneráveis q dos homens. Temos a sofrida menstruação, os hormônios parecem nos pressionar mais que qdo os dos homens eclode Tb na adolescência. No início da vida em família temos os deveres escolares, os da casa e os extracurriculares, que eram?(são)🤔 saber cozinhar, limpar bem a casa e estar sempre bem apresentável, os irmãos jogam bolas e voltam suados e feridos, as mães,pais riem orgulhosamente. Fica aquela sensação de pequenez… Os tempos mudaram? Sim! as mulheres evoluíram bastante, e como estão a procura de desenlaces, mesmo segurando o laço, por razões diversas, o macho q ainda no “eu te amo”, segura a mulher guerreira q ainda não quer só lutar, quer também o afeto, mesmo que a afete. Mas há as q conseguem dar a volta por cima, mesmo com medo. Estas entenderam que amor não machuca, não levanta voz e nem as faz prisioneiras: “eu te amo, eles(amigos/ familiares) não … amor não destroei amigos e familiares, amor soma …

  2. Sueli via WhatsApp: Adorei essa colocação do ” Eu te amo”.Muito inteligente 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 😘😘😘😘😘❤️💙❤️💙❤️💙❤️💙
    E principalmente pura verdade!!!!Boa noite

  3. Rose Inah, via WhatsApp: Bom dia!!! Mais do que palavras, as atitudes valem muito e devem ser observadas, prefiro relacionamentos em que não falam muito “eu te amo” mas agem o tempo todo demonstrando isto😘

  4. Top o seu texto. Vc está super correta. Não é à toa que a Escritura Sagrada possui textos nessa mesma linha, como, por exemplo, João 14:21, que diz: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele.”

  5. Hilta, via WhatsApp: Oi querida, comecei por aqui… caramba, esse foi forte! Que texto, que chamada à reflexão. Até eu fiquei pensativa aqui com o tanto de “eu te amo” 😅

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*