Neste Domingo, Saia de Casa e Vote

Publicado em Sem categoria

Em uma democracia votar é mais do que um dever; é garantia de direitos

Cosette Castro

Brasília – Neste domingo, vista a roupa que você mais gosta e saia para votar.

Sozinha ou acompanhada, sinta orgulho de viver em um país soberano onde há democracia plena e liberdade de voto.

Neste domingo, sinta (mais uma vez) orgulho de ser brasileira. Faça chuva ou faça sol, vá votar.

Mostre orgulho também das nossas urnas eletrônicas. Elas são referência de seriedade e segurança para diferentes países.

Convide as amigas, as irmãs, as tias, vizinhas e as avós. Inclusive as 70+ e saia para votar.

Apesar de não ser obrigatório para os cerca de 18 milhões de pessoas 70+ que vivem no Brasil, votar é um direito. E é a melhor maneira de garantir os direitos sociais já existentes e conquistar novos direitos.

Neste domingo, faça valer o seu voto. Lembre de votar em quem apoia e defende as mulheres. Somos 52% das pessoas chefes de família no Brasil. E somos a maioria absoluta de quem cuida sem remuneração no país.

Leve seu título de eleitora ou e-título, um documento com foto e sua cola para escolher bem seus representantes nessa ordem: 01 deputada federal; 01 deputada/o distrital/estadual, 02 senadoras; 01 governador (pelo menos no DF) e o Presidente da República.

Escolha pessoas que se responsabilizem por garantir os direitos sociais existentes e novos direitos, como a Política Nacional de Cuidados. Queremos viver e envelhecer com dignidade no Brasil.

Neste domingo, mostre que não somos quintal de nenhum outro país. O Brasil é nosso e de mais ninguém. A nossa bandeira é verde e amarela. Diga NÃO aos políticos que querem trocar as cores da bandeira. ELES não representam o Brasil.

Nesta terra abençoada, apesar da crise climática, vamos escolher candidatas e candidatos que garantam a defesa da natureza. Queremos seguir sendo o pulmão do planeta, o reservatório de águas doces e garantir a biodiversidade para todos os povos.

Fique de olho. Não deixe que as notícias falsas levem ao poder deputados e senadores que não acreditam no país.

Diga Não àqueles que são contra o fim da extenuante jornada 6X1; que não defendem a vida em segurança das mulheres de todas as idades nem se manifestam contra o feminicídio. Que não se importam com a desigualdade social que atinge pessoas negras e indígenas. Ou que tratam as pessoas idosas como crianças que precisam ser tuteladas.

Princípios Básicos do Coletivo Filhas da Mãe

Desde sua criação em dezembro de 2019, no Coletivo Filhas da Mãe temos 10 princípios básicos sobre o Brasil que queremos e sobre o bem viver.

1.Defendemos a democracia

2.Defendemos políticas públicas e direitos sociais para crianças, jovens e adolescentes, pessoas adultas e para as diferentes velhices

3.Defendemos as pesquisas científicas e as vacinas

4.Defendemos o Sistema Único de Saúde (SUS), o Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e o Sistema Nacional de Educação (SNE)

5.Defendemos a Política Nacional de Cuidados e queremos sua ampliação com orçamento garantido nos próximos anos

6.Defendemos a vida em segurança das mulheres de todas as idades

7.Apoiamos o Pacto Nacional Contra o Feminicídio do Executivo, do Legislativo e do Judiciário

8.Defendemos e acolhemos quem cuida sem remuneração, majoritariamente mulheres no Brasil

9.Reconhecemos os direitos das pessoas cuidadoras profissionais

10.Somos contra todo tipo de preconceito, violência e uso de armas. Queremos respeito às diferenças e tolerância.

Neste domingo, depois de votar, reúna a família, amigas, vizinhas e vizinhos a partir das 17h. E comemore o Brasil, a nossa diversidade e brasilidade de Norte a Sul do país.

PS: Comemore o Brasil e a democracia sem usar fogos de artifício barulhentos. Eles assustam e causam sofrimento em pessoas com deficiência, em pessoas doentes de todas as idades, em pessoas idosas e em animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *