Cosette Castro
Brasília – Esta semana estivemos nos preparando para dois eventos importantes que vão acontecer nos próximos domingos de setembro, dia 08 (Ocupa Eixão) e dia 15 (3a. Caminhada da Memória), no Eixão Norte em Brasília.
As duas atividades merecem participação e destaque, pois defendem o bem viver na Capital Federal. E servem de exemplo para o país, principalmente quando se pensa em um Brasil com cidades mais inclusivas e participativas.
As atividades do dia 08 e do dia 15 de setembro tratam sobre o direito a ocupar a cidade onde vivemos. No caso do Coletivo Filhas da Mãe, caminhamos e nos mobilizamos pela vida na cidade com dignidade.
Os dois eventos tratam de cuidado coletivo, através da arte, da cultura, das práticas esportivas e dos encontros entre amigos e familiares. Estimulam a vida em comunidade e também o autocuidado. O Eixão do Lazer, seja na Asa Sul ou Norte, são espaços que incentivam a saúde física e mental em tempos de tanta virtualidade e solidão.
A primeira atividade do Coletivo Filhas da Mãe vai acontecer neste domingo, dia 08/09, às 8h30, com a presença do grupo Caminhantes, que, junto com muitos outros movimentos sociais, estará ocupando o Eixão Norte. Realizaremos nossa caminhada saindo da quadra 202 Norte em direção a quadra 207.
Estaremos no Eixão Norte para apoiar, a partir das 10h, a campanha Eixão Vive/Ocupa Eixão. E também apoiar Brasília, cidade museu a céu aberto que (ainda) é patrimônio histórico da humanidade, apesar de todos os ataques ao projeto arquitetônico original que vem sofrendo.
Vamos caminhar por uma cidade inclusiva, aberta e participativa, que acolha todos os grupos sociais. Inclusive trabalhadoras e trabalhadores informais que vendem alimentos e bebidas ao longo do Eixão do Lazer.
Setembro Roxo
Uma semana depois, dia 15/09, estaremos de volta ao Eixão Norte para realizar a 3a. Caminhada da Memória com apoio de vários parceiros. Trata-se de um evento anual que acontece durante o Setembro Roxo, mês mundial de conscientização sobre demências, entre elas o Alzheimer.
Em 2024, a 3a. Caminhada da Memória vai começar mais cedo por causa do calor e da baixa umidade. O encontro será às 8h na quadra 204 do Eixão Norte. De lá sairemos em direção ao final da quadra 208 Norte, onde acontecerão as atividades gratuitas Pós-Caminhada.
Dentro da proposta de construção de uma Sociedade do Cuidado, onde convivem diferentes gerações, haverá espaços e tendas de cuidado e autocuidado (automassagem, yoga na cadeira, oficina de inclusão digital, etc) até às 12h. Também vão participar o Zé Gotinha com carro de vacinação e a banda de fanfarra Capivereta Repercursiva.
Além de dar espaço para as síndromes que atingem mais de 2 milhões de pessoas já diagnosticadas no Brasil e outros 72% que esperam diagnóstico, a 3a. Caminhada da Memória é um espaço de informação. Informamos sobre demências e ainda buscamos promover a saúde de quem cuida. Acreditamos que ao promover a saúde e o encontro ajudamos a reduzir a sobrecarga física e emocional das pessoas cuidadoras.
Esperamos você no domingo dia 08/09 e no domingo, dia 15. Venha caminhar e ocupar o Eixão Norte. Brasília e sua população merecem.
PS: Nesta sexta-feira estivemos na Rádio Justiça (STF)para debater o futuro do emprego das pessoas com 40 anos ou mais ao lado do professor Vicente Faleiros, do Fórum Distrital em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e do advogado Mauro Freitas, da Associação Brasileira do Cidadão Senior (Abracs). Apresentação: Sergio Duarte. Links para os debates: parte 01 e parte 02.
PS 1: No sábado, 07/09, vai ocorrer o 30o. Grito dos Excluídos e Excluídas em Brasília. As reivindicações de diferentes grupos sociais, entre eles pessoas idosas e pessoas com deficiência, poderão ser ouvidas a partir das 10h, na Praça Zumbi dos Palmares.