Cosette Castro
Brasília – 2023 foi um ano de muito trabalho e projetos no Coletivo. Para além do mantra “cuidado e autocuidado”, conjugamos os verbos acolher e esperançar. E reforçamos o nosso trabalho em rede.
Nossas ações e reflexões sobre cuidado e autocuidado, sobre a urgência de cuidar de quem cuida, sobre envelhecimento saudável e ativo e sobre demências se expandiram, como é possível observar nos projetos realizados.
Políticas Públicas – Em defesa da criação de uma política nacional de cuidados, do envelhecimento saudável e ativo e da criação de políticas públicas para demências, participamos de encontros, seminários, simpósios, fóruns, em diferentes locais, como na UnB, SESC-DF, Febraz, Defensoria Pública e na OPAS. E de audiências públicas na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na Câmara dos Deputados e no Senado.
Guia de Ações e Serviços Públicos – Dando continuidade à parceria realizada com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal ( IPE-DF), publicamos o Guia de Ações e Serviços Públicos para Pessoas Idosas com Demências e para Cuidadoras e Cuidadores no Distrito Federal. O projeto foi possível com apoio do gabinete do deputado Gabriel Magno presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura.
Conferências – Organizamos a Pré-Conferência Livre sobre Saúde Mental e Envelhecimento em formato híbrido que reuniu 320 pessoas no Distrito Federal em parceria com o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa e com a UnB no final de fevereiro. Relatório aqui.
Outras Conferências – junto com Fórum, UnB e SESC-DF, co-organizamos a Conferência Livre sobre Envelhecimento. Participamos com propostas da Pré-Conferência Nacional sobre Demências, da Pré-Conferência Nacional sobre as Mulheres e da Pré-Conferência Nacional sobre Envelhecimento.
Política Nacional de Cuidado – Enviamos as propostas do Coletivo Filhas da Mãe à consulta pública sobre a Política Nacional de Cuidado, assim como participamos de reuniões online junto a grupos de cuidadoras de todo país com sugestões para a nova política, inclusive sobre o mundo digital.
Sociedade do Cuidado – Propomos sair da Sociedade da Violência para construir uma Sociedade do Cuidado que: 1. Tire as mulheres cuidadoras de todas as idades da invisibilidade; 2.Valorize e contemple as pessoas idosas; 3. Realize projetos de prevenção de saúde voltados para a população; 4. Promova o diagnóstico precoce das demências; 5. Torne obrigatório no SUS os exames de imagem e a avaliação neuropsicológica a partir dos 50 anos.
Violência contra Pessoas Idosas – Em 2023 mais uma vez fizemos projeções em prédios públicos federais e distritais chamando a atenção sobre a violência contra as pessoas idosas, em especial as mulheres. Parceria com o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa.
Bloco de Carnaval – o Bloco de Carnaval Filhas da Mãe saiu às ruas de Brasília com o Coletivo dos Blocos da Saúde Mental do DF, uma parceria com o Rivotrio. Antes, realizamos oficinas de samba no pé, estandartes, tiaras e camisetas costumizadas oferecendo um espaço de encontro, arte e diversão para mulheres que cuidam e para ex-cuidadoras. Também fizemos encontro de Esquenta Carnaval na Asa Sul, regravamos nossa marchinha, brincamos e desfilamos na Asa Norte.
Defendemos o direito ao riso, à brincadeira e à alegria das pessoas que cuidam. E divulgamos questões relacionadas ao cuidado e autocuidado, ao envelhecimento e às demências para outros públicos. Também defendemos o direito a ocupar às ruas da cidade com pessoas de todas as idades.
Grupo WhatsApp – Diariamente oferecemos dicas de cuidado e autocuidado e ajudamos a tirar dúvidas sobre demências. O grupo conta com a participação das pessoas que cuidam, de ex-cuidadoras familiares e profissionais da saúde. Este ano criamos uma Comunidade que reúne outros grupos do Coletivo, como o Caminhantes.
Grupo Caminhantes – Desde abril estimulamos a prevenção da saúde de quem cuida. As caminhadas ocorrem nas manhãs de domingo nos Parques do Distrito Federal e também em parceria com grupos de trilhas (GCB, CDC).
Caminhada da Memória – Realizamos a Caminhada de 2023 com circuito urbano na W3 Sul, em Brasília, em parceria com movimentos sociais e empresas locais. Cerca de 300 pessoas participaram das atividades que contou também com práticas integrativas de saúde durante toda manhã ( massagem, automassagem, TRE, dança circular).
Setembro Roxo – Durante o mês de setembro realizamos atividades de conscientização sobre demências. Distribuímos folhetos sobre prevenção de saúde e sobre os sintomas das demências nos parques e atividades presenciais do Coletivo. Também realizamos atividades culturais, como oficinas de leitura e escrita criativa na Biblioteca Demonstrativa de Brasília e palestras em unidades do SESC-DF e convidamos as pessoas a escreverem como desejam uma Sociedade do Cuidado em um grande painel bordado.
Programa de Entrevistas Terceiras Intenções– O Programa mensal recebeu especialistas durante 09 meses. No primeiro semestre a apresentação esteve a cargo da fonoaudióloga Juliana Lira e, a partir do segundo semestre, da jornalista Mônica Carvalho. Mais de 1.500 pessoas acompanharam as edições ao vivo.
Roda de Conversa Online – Na primeira quinta-feira de cada mês, durante duas horas a fonoaudióloga Manoela Dias coordenou a reunião online onde tirou dúvidas e acolheu cuidadoras familiares.
Redes Sociais Digitais – Estamos presentes no X (ex- Twitter), Instagram, Facebook e no Canal no YouTube. E o nosso Blog chegou em dezembro a sua edição 307.
Prêmios – Em 2023, fomos reconhecidas duas vezes. Ganhamos o prêmio Marielle Franco de Direitos Humanos da CLDF e pela contribuição à cultura e ao Carnaval do Distrito Federal.
Formalização – Em dezembro aprovamos Estatuto e elegemos nova coordenação do Coletivo Filhas da Mãe. Estamos organizando a formalização do Coletivo.
Em 2024 teremos mais projetos com a certeza de que não andamos sós. Seguimos em frente, solidariamente, com muitas parceiras e parceiros. Gratidão a todas pessoas que andaram conosco em 2023.
Cosette Castro & José Leme Galvão Jr. Brasília – Na próxima segunda-feira, 25/11, completará um…
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…