Vicente Faleiros, uma Voz pelos Direitos Humanos

Publicado em Direitos Humanos

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Estamos felizes e emocionadas. Esta semana nosso parceiro Vicente Faleiros, do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa, foi indicado ao prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos promovido pelo Congresso Nacional.

O prêmio, criado em 2017, homenageia a pediatra Zilda Arns Neumann que  criou e coordenou a Pastoral da  Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. D. Zilda queria construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento. Uma sociedade onde os direitos humanos fossem respeitados.

Esta também é a trajetória de Vicente Faleiros, cuja vida em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e das pessoas idosas é referência nacional e internacional.

Quem vê de longe aquele homem pequeno caminhando pelas  ruas de Brasília, não tem ideia da sua grandiosidade. Mas basta ouvir Vicente Faleiros para se surpreender, emocionar e se sentir instigada.

Com sólida formação acadêmica, Faleiros é assistente social, advogado, tem doutorado em Sociologia pela Universidade  de Quebec, no Canadá, e pós-doutorado.

É vasta sua produção de livros e artigos acadêmicos na reconceituação do serviço social,  nas reflexões sobre questões de política e previdência social, sobre infância e juventude,  sobre envelhecimento e saúde mental.

Professor emérito da UnB, ex- professor da Universidade Católica de Brasília, pesquisador e professor convidado de universidades internacionais, sua vida ultrapassou os muros da academia.  Ele aproveitou seu conhecimento para atuar também  junto à população.

Nos movimentos sociais, foi um dos criadores, junto com a companheira há 56 anos e também professora, Eva Faleiros, da ONG Inverso. Uma referência em projetos de saúde mental do Distrito Federal.

São várias as facetas do também poeta Vicente Faleiros. Ele excercita sua cidadania e  estimula diferentes gerações a seguirem o percurso da solidariedade,  do respeito às diferenças e contra todos os tipos de violência.

Seu curriculo é imenso. Vamos  citar apenas duas atuações atuais. Além do Fórum distrital, ele faz parte do Fórum Nacional da Sociedade Civil em Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas e faz parte da Comissão de Políticas Públicas da Sociedade Brasileira de Geriatria e  Gerontologia (SBGG).

Sabe ser eloquente quando necessário, particularmente quando se trata da defesa de políticas públicas para grupos sociais fragilizados.  Ao mesmo tempo,  compartilha com gentileza suas ideias, conceitos e reflexões tanto em espaços políticos oficiais, de âmbito federal e distrital, como em feiras livres, como a Feira do Pontão Norte, em Brasília.

Ana Castro lembra que  quando  passou a conviver com Vicente Faleiros na formação do Fórum Distrital em Defesa dos Direitos da Pessoa  Idosa, ficou impressionada com a simplicidade e disposição de trabalho de um intelectual que conhecia de nome, fama e obra.

Aos 82 anos, Faleiros vai além da racionalidade científica e se permite mostrar os sentimentos em público. Ana recorda que viu seus olhos claros embaçados pela emoção de ver pessoas idosas defendendo suas causas. Como ocorreu na primeira conferência livre dos direitos da pessoa idosa realizada porque o governo do DF não cumpriu a parte que lhe cabia por lei.

Já a professora Leides Moura, coordenadora do Grupo de Trabalho Envelhecimento Saudável e Participativo(GTESP) da UnB comenta  que
“a forma apaixonada, mas ao mesmo tempo acadêmica, a presença dele no território, nas organizações da sociedade civil, na academia e nos movimentos é admirável e exemplar. Produz admiração e respeito no GTESP, do qual participa.

O professor constroi uma importante herança geracional sobre uma forma de atuar, de ser e agir, de falar e agir, de pensar e agir, de sonhar e executar que promove mudanças de valores em outras pessoas. Exemplos disso são a ação, o pensamento e a práxis que ele executa no dia a dia suas intervenções como acadêmico, como militante e como realizador de mudanças na implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas no Brasil”.

Zilda Sanches,  experiente gestora dos Conselhos do Idoso no Distrito Federal afirma: ” Faleiros está sempre na defesa das pessoas idosas. Com certeza merece o prêmio Zilda Arns”.

Nós, do Coletivo Filhas da Mãe, também apoiamos Vicente Faleiros, um mineiro que adotou Brasília, para o prêmio Zilda Arns. Conheça mais a trajetória do professor aqui.

One thought on “Vicente Faleiros, uma Voz pelos Direitos Humanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*