Quando Longe Fica Mais Perto

Publicado em Tecnologia

Ana Castro, Cosette Castro & Convidada

Brasília – Para quem tem um familiar com  dependência  e precisa sair para trabalhar, estudar ou realizar outras atividades na rua, o cuidado pode se tornar um desafio cotidiano. O mesmo ocorre quando o cuidado familiar é realizado de longe, de outra cidade. É preciso logística e tecnologia para administrar e se relacionar à distância com familiares e equipes.

Foi o que ocorreu com Flavia Pires, designer de produtos, empresária e especialista em gestão da imagem. Ela mora em Brasília e precisou cuidar da mãe que, aos 94 anos, se tornou cadeirante e dependente de cuidadoras. Só que sua mãe mora em Recife.

Para acompanhar mais de perto o cotidiano da mãe, Flavia voltou a atuar na área de tecnologia e passou três anos estudando aplicativos. Ela é a nossa convidada de hoje no Blog e conta como desenvolveu a plataforma  gratuita Tech Care, tecnologia do carinho.

Flavia Pires – “Sou empresária há 20 anos. Quando minha mãe ficou doente em Pernambuco, eu passava o dia no telefone tentando saber como estavam cuidando dela, o que estava faltando. Morando em outra cidade  não conseguia sentir que ela estava sendo cuidada da melhor forma. Também não sabia como ajudar de tão longe.

Procurei soluções virtuais e encontrei pouquíssimas tecnologias voltadas para pessoas idosas, apesar de existir uma demanda imensa nessa área. Decidi criar uma plataforma. Há três anos me dedico a estudar e desenvolver a Tech Care. A tecnologia pode ser uma aliada na evolução do modelo de cuidados de pessoas com doenças incapacitantes.

Levei em consideração as estatísticas mundiais. Até 2025 o Brasil ocupará a 6ª posição mundial entre os países com população acima de 60 anos. No mundo, já são quase 1 bilhão de pessoas idosas com possibilidade de viver cada vez mais. Quero melhorar as condições do cuidado familiar.

Se tomarmos como exemplo apenas as pessoas com demências, podemos destacar três indicadores que apontam o  crescimento do mercado de cuidados. Dados divulgados pela Associação Internacional de Alzheimer mostram que, a cada três segundos,  uma pessoa desenvolve algum tipo de demência no mundo. Serão 50 milhões  pessoas em 2030 e este número deverá chegar a 152 milhões em 2050. Precisamos urgente de estratégias efetivas de redução de risco.

Apesar das demências serem doenças sem cura, a qualidade de vida dos pacientes pode ser melhorada com o uso das tecnologias. E a vida de quem cuida também.

A plataforma Tech Care é gratuita e é uma tecnologia que pode ser usada por familiares, cuidadoras, curadoras e curadores formais e profissionais de saúde, responsáveis pelo acompanhamento de pessoas com dependência. Pode ser utilizada para acompanhar pessoas adultas, idosas ou até mesmo crianças que necessitem de prevenção e segurança durante os cuidados.

A ideia é  possibilitar estar “presente”, mesmo ausente. Isso significa acompanhar, online, de forma interativa, o dia a dia da pessoa com dependência. O aplicativo permite, entre outras funções,  registrar a rotina de quem precisa de cuidado, possibilita receber feedback, assim como facilita a comunicação em situações de emergência.

A proposta é atender as necessidades de familiares e de prestadores de serviços que encontram problemas de segurança para gerenciar as rotinas do cuidado diário.

São seis funcionalidades que contribuem para reduzir riscos. Uma delas está relacionada à administração de medicamentos.

A plataforma faz a leitura do código de barras, registra o nome, mostra a fotografia da caixa do medicamento e também a fotografia da pessoa doente tomando a medicação. Isso evita trocas de remédios, algo que ocorre com muita frequência.

Outra função é prevenir a desidratação da pessoa com dependência. A tecnologia calcula o número de copos de água de acordo com o peso, informando a quantidade exata que cada pessoa precisa ingerir.

Também registra por foto e descreve a alimentação do dia, assim como as intercorrências que ocorrerem.   E avisa, por meio de notificações, os horários de todas as rotinas.

O aplicativo gera relatórios diários com registros do dia a dia da pessoa que necessita cuidados. E durante o inverno, informa, de três em três horas, a temperatura mais alta do dia para o banho evitando o risco de friagens.

Outra função disponível é a anamnese diária para conectar e informar os diferentes prestadores de serviços.

Este relatório permite uma visão completa do paciente, sem  que a família fique na dependência apenas de exames e dos relatos das cuidadoras profissionais. Ajuda a avaliar o cuidado diário online, possibilitando recomendações à equipe para que  mantenha ou melhore a qualidade dos serviços”.

Nós, do Coletivo Filhas da Mãe, acreditamos que as tecnologias podem ajudar no cuidado diário.

No final de fevereiro, a Conferência Livre sobre Saúde Mental e Envelhecimento, coordenada pelo Coletivo Filhas da Mãe e pelo Fórum da Socidade Civil em Defesa da Pessoa Idosa/DF, aprovou Moção de Louvor ao aplicatvo Tech Care pela contribuição à qualidade de vida das pessoas com dependência. Leia o relatório da Conferência Livre que foi encaminhado ao Conselho de Saúde/DF aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*