Fim de Semana com Pré-Conferências do Envelhecimento e da Saúde da Mulher

Publicado em políticas públicas

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Este é um fim de semana importante para pessoas, instituições e movimentos sociais que atuam na área da saúde no Brasil.

No sábado, dia 27, acontece a Pré-Conferência Livre Nacional sobre Envelhecimento e Saúde: em Defesa do SUS e da Democracia, organizada pela Fiocruz em parceria com outras instituições e movimentos sociais de todo o país. A Pré-Conferência ocorrerá das 9 às 16h.

Hoje é o último dia para se inscrever e contribuir para melhorar e ampliar o SUS, o maior sistema de saúde público e gratuito do mundo. No Brasil, 70% da população dependem exclusivamente do SUS. (inscreva-se aqui).

Relizada em formato híbrido, será possível participar da Pré-Conferência Livre  online e também presencialmente. Veja aqui os locais para participar presencialmente em todo o país.

Em Brasília, o Fórum Distrital da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa é o polo da Pré-Conferência e receberá os participantes a partir das 8h45 na CSN 208 Bloco A, sala 69, na Asa Norte, em Brasília.

Durante os preparativos para a Pré-Conferência sobre Envelhecimento e Saúde, foram realizadas em maio reuniões para definir as propostas de cada polo para os quatro Eixos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde.

Leia aqui as propostas encaminhadas pelo Fórum, em parceria com a UnB e o Coletivo Filhas da Mãe.

Programação da Conferência Nacional Livre Envelhecimento e Saúde

9h – Boas vindas e palavras de abertura
9h30 – Leitura das orientações do Conselho Nacional de Saúde para as Conferências Livres
10h – Apreciação das propostas para os eixos 1 e 2
12h – Atividade cultural
12h30 – Intervalo para o almoço
13h30 – Apreciação das propostas para os eixos 3 e 4
15h30 – Eleição de delegados
16h – Encerramento

É possível participar online e presencialmente. As pessoas que só puderem participar online poderão assistir e enviar propostas pelo chat do YouTube. Você também poderá solicitar o link da reunião, se já estiver inscrita e, além de apresentar as propostas, poderá votar online e ser eleita delegada.

Conferência Nacional Livre Saúde da Mulher 

No domingo, dia 28/05, acontecerá a Pré-Conferência Nacional Livre sobre Saúde da Mulher Jaqueline Goes, que  ocorrerá em formato híbrido. Inscrições aqui.

Jaqueline Goes é a biomédica brasileira que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS – CoV-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil.

Lembramos que as mulheres representam, segundo o IBGE (2020), 96% das pessoas que atuam no cuidado no Brasil. 82% daquele percentual são cuidadoras familiares que (ainda) trabalham diariamente sem remuneração. No caso das demências, esse cuidado pode chegar a quase 20 anos, (ainda) sem direito a aposentadoria.

PS: Hoje está acontecendo em São Paulo o III Mutirão Cuida de Mim, sob a coordenação de Miriam Morata, com palestras sobre Alzheimer.  Assista online aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*