Entre Acessos e Golpes Online

Publicado em internet

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – O Brasil é um dos cinco países do mundo mais conectados à Internet. Mesmo que isso ocorra em um país com fortes desigualdades sociais e econômicas.

As informações fazem parte de relatório apresentado no começo de maio pelo Global Overview Report, da organização Kepios. A pesquisa =igualdades comparou pessoas que usam internet no Brasil com o de outros países. Acesso aqui.

Os resultados são preocupantes, apesar dos números absolutos. 84% da população têm, em algum momento do dia, acesso à Internet.

Isso significa 181 milhões de pessoas no Brasil conectadas. Ainda que boa parte delas ainda utilize equipamentos antigos de segunda ou terceira geração, no caso dos celulares, com baixa memória para baixar vídeos ou participar de salas e aulas online. Que more em locais com baixa qualidade de Internet. Ou que sejam compradores de tempo na Internet em mais de 58% dos casos, adquirindo acesso pré-pago, quando há orçamento.

Segundo a pesquisa =igualdade, em 2022 brasileiras e brasileiros estavam online 9h e 32 minutos por dia. É o maior número de horas, mesmo entre países desenvolvidos, como a Inglaterra. Naquele país, as pessoas estão conectadas 5h e 47 minutos.

A maior parte do tempo, brasileiros e brasileiras estão usando a rede social digital WhatsApp. O número de horas online chega a 28h e 36m por mês. Diferente de países como Canadá, com gasto de 7h 36m/mês ou Estados Unidos, com 7h 24m/mês. Para muitos brasileiros, o WhatsApp é a única fonte de informação na Internet.

Em um país onde 29% da população são analfabetos funcionais, isso pode ser uma grande porta para circulação de fake news. Principalmente se levarmos em conta a falta de costume da população em comparar notícias e ler mais de uma publicação sobre o mesmo tema. A pessoa com analfabetismo funcional, apesar de saber ler, não consegue compreender e interpretar textos ou mesmo fazer operações matemáticas.

Isso ocorre diariamente com 38 milhões de pessoas no Brasil. A esses dados podemos acrescentar outras 16 milhões de pessoas que são totalmente analfabetas. Os dados sobre analfabetismo funcional e analfabetismo social aparecem na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua Educação de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, há um grande número de pessoas sem alfabetização digital, mesmo entre aquelas que fizeram curso superior, uma dificuldade que aumenta de acordo com a idade.

A pesquisa =igualdade mostra outras contradições. No Brasil, 18 milhões de pessoas com acesso à Internet não têm saneamento básico. Isso equivale a toda população do Equador, país vizinho ao Brasil. Como se fosse pouca a desigualdade social, mais de 9 milhões das pessoas conectadas recebem um salário inferior a 550 reais. Muitos deles vivem na informalidade e utilizam WhatsApp como forma de contato para futuros trabalhos.

Golpes na Internet

Com o aumento do acesso à internet também aumentou o número de golpes online no Brasil.

De acordo com estudo da empresa PSafe, empresa especializada em cibersegurança, foram detectados mais de 3,4 milhões de tentativas de golpes financeiros no país. Apenas entre janeiro e maio de 2022. Isso significa uma média de 22,5 mil tentativas por dia. Cerca de 930 por hora.

No ano passado, os golpes online aplicados causaram um prejuízo de cerca de R$ 551 milhões aos brasileiros e brasileiras. A cada hora, foram mapeadas, em média, 17 tentativas de fraude através de celulares e computadores. Os dados acima são parte de um estudo realizado pela plataforma de compra e venda online OLX e pela empresa AllowMe, ferramenta de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais.

Na nossa família, várias pessoas sofreram tetantivas de golpe, inclusive nós.

Apesar dos beneficios da internet, sugerimos que as pessoas fiquem atentas às tentativas de golpes online checando antes as informações. Por exemplo, não aceite como verdadeiro o número de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) de bancos enviados pelo WhatsApp. Entre no Google e veja se o número de telefone é igual ao do site oficial do banco.  Deixamos aqui link sobre os principais golpes e dicas como evitá-los.

PS: Semana passada a Câmara dos Deputados finalmente aprovou o Projeto de Lei 1085/2023, da Deputada Jack Rocha (PT/ES), que estabelece a equiparação salarial entre homens e mulheres. O PL segue agora para o Senado, onde há apenas quatro mulheres eleitas em um total de 81 senadores. Faça contato com seu senador ou senadora e peça a aprovação do PL 1085/2023.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*