Nem Tudo é Comemoração

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – No dia em que Brasília completa 63 anos há comemorações em diferentes lugares da cidade. O aniversário, cuja agenda começou no domingo, dia 16, se estende com programação no sábado e no domingo, dia 23.

A Capital Federal está em festa, com uma vasta agenda para diferentes gostos com horários. Veja a programação completa aqui. Os festejos incluem, por exemplo, maratona que foi realizada às 7h da sexta-feira, dia 20, shows na Torre de TV, programação infantil nos três dias e atividades no Espaço Cultural Renato Russo.

Para presentear a cidade, trouxemos uma foto do tempo em que o Congresso Nacional ainda estava sendo contruído. Essa e outras fotos podem ser encontradas no Arquivo Público do Distrito Federal com livre acesso ao público.

Nem Tudo é Comemoração

Mas nem tudo é festa e comemoração. Pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) divulgada esta semana mostra que Brasília e o Distrito Federal não são locais amigáveis para as pessoas idosas segundo 60% dos participantes.

Eles apontam problemas com as calçadas, com buracos e irregularidades que aumentam o risco de quedas entre os que moram no Plano Piloto e nos Lagos Sul e Norte. Já nas demais Regiões Administrativas (RAs), o medo, além das quedas, é o risco de assaltos. Mais informações aqui.

O estudo de 2023 reforça os problemas anunciados no ano passado.

Em 2022,  mais de 900 pessoas 60+ participaram da pesquisa “Percepção dos Idosos Sobre Viver no Distrito Federal”, realizada pelo Observatório de Políticas Públicas do DF (ObservaDF).  O projeto da (UnB) analisa as soluções do governo distrital para os problemas da capital e mostrou que, embora estevissem muito felizes de morar em Brasília, os participantes da pesquisa reclamaram dos serviços públicos. Principalmente os relacionados à mobilidade urbana e segurança.

A qualidade das calçadas com buracos e irregularidades que propiciam quedas era um dos principais problemas citados. A dificuldade de deslocamento na cidade era outro. Sem contar o medo a assaltos que faz com que algumas pessoas 60+ tenham medo de sair sozinhas. Mais informações aqui.

Em tempos de festas e comemorações, fica a pergunta: quais as atividades pensadas para pessoas idosas, algumas com mobilidade restrita, e para pessoas com deficiência, independente da idade?

Cosette Castro

Posts recentes

Vem Aí as Oficinas Pré-Carnaval do Bloco Filhas da Mãe

Cosette Castro Brasília – Esta foi uma semana de comemoração pelo reconhecimento internacional do cinema…

5 horas atrás

Por um Carnaval Sem Violências

Cosette Castro Brasília - Hoje acordei com a boca cheia de perguntas. Essas perguntas dizem…

4 dias atrás

Quem Cuida de Quem Cuida?, 06 Anos Depois

Cosette Castro Brasília - Quando começamos a idealizar o Coletivo Filhas da Mãe, no segundo…

1 semana atrás

A Vida Entre Pequenas e Grandes Violências Cotidianas

Cosette Castro Brasília – O machismo estrutural  naturalizado entre homens, mesmo os progressistas,  ainda me surpreende.…

2 semanas atrás

Nem Gerente, Nem Malabarista. Cuidadora Familiar

Cosette Castro Brasília – Enquanto tiro uns dias para descansar, atualizo um dos primeiros textos…

2 semanas atrás

Coletivo Filhas da Mãe Completa 06 Anos

Cosette Castro Brasília - No Coletivo Filhas da Mãe seguimos festejando. Há 06 anos  caminhamos…

3 semanas atrás