Uma Semana Cheia de Emoções e Violência

Compartilhe

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Esta foi uma semana repleta de emoções. Uma delas foi ver o mar de Margaridas que tomou conta da Capital Federal.

Elas vieram de todos os estados do país em caravanas de ônibus. Algumas, como as paraenses, levaram 1 dia e 10 horas para chegar a Brasília. Outras, como as gaúchas, levaram em torno de 1 dia e 16 horas. Já as potiguaras, levaram 1 dia e 19 horas. Elas ainda caminharam outros 5,8 km até o Congresso.

Essas são distâncias relativas à capital de cada estado. Levando em conta que as Margaridas são trabalhadoras do campo, das florestas e dos rios, o esforço para chegar a Brasília foi muito maior.

Elas foram recebidas pelo Presidente Lula em praça pública que anunciou um pacote de medidas para a reconstrução nacional e o bem viver das mulheres com qualidade de vida para todas as idades.

Precisamos urgentemente de bem viver. A situação da violência contra as mulheres, por exemplo, segue crescendo assustadoramente.

Enquanto a Marcha das Margaridas seguia em direção ao Congresso Nacional recebemos a notícia que mais uma mulher havia sido assassinada pelo ex-companheiro no Distrito Federal.

Anariel Rosa Dias, de 39 anos, foi a 24a. vítima de feminicído em 2023, violência que ultrapassou os 17 assassinatos no Distrito Federal do ano de 2022.

Como se fosse pouco, na quinta-feira, 17, a noite, a líder quilombola baiana Bernardete Pacífico, de 72 anos,  foi assassinada a tiros em Salvador. Bernardete, vítima de feminicído político de gênero, era coordenadora da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq) e vinha denunciando a violência contra os quilombos.

Precisamos urgente de uma Sociedade do Cuidado que se contraponha à Sociedade da Violência e da impunidade. E de um Estado, em todos os níveis,  que  tome medidas urgentíssimas para educar os homens para a vida e para o respeito às mulheres.

Convenção e Prêmio Zilda Arns

Ainda na quarta-feira estivemos no gabinete do deputado Aliel Machado (PV-PR), presidente da Comissão em Defesa da Pessoa Idosa (Cidoso) da Câmara Federal.

O encontro aconteceu junto com os parceiros do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa e do Grupo de Pesquisa sobre Envelhecimento Saudável da UnB.

Levamos o nosso apoio à ratificação da Convenção Interamericana sobre Proteção dos Direitos das Pessoas Idosas no Congresso Nacional. O deputado Aliel Machado é defensor das pessoas idosas, inclusive das pessoas com demências. Ele apoia a ratificação, cuja votação vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 23.

Também solicitamos apoio ao professor Vicente Faleiros, indicado ao Prêmio Zilda Arns de defesa dos direitos da pessoa idosa. Vicente Faleiros é professor emérito da UnB e tem uma longa lista de atividades em defesa das crianças e adolescentes e também das pessoas idosas.

Um dia depois, na quinta-feira, 17, o Conselho Nacional de Saúde aprovou resolução sobre as diretrizes, propostas e moções aprovadas na 17a Conferência Nacional de Saúde.

Entre elas está a Moção 81 protocolada pelo professor Vicente Faleiros em nome dos delegados que defenderam o envelhecimento saudável na 17a. Conferência Nacional de Saúde.

Apoiada pelo Coletivo Filhas da Mãe, a Moção 81 combate a discriminação por idade (idadismo) no setor da saúde e na sociedade em geral. Propõe a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar e produzir evidências sobre o etarismo no setor de saúde e para sugerir ações para o seu enfrentamento.

A Moção 81 também propõe a ratificação da Convenção Interamericana sobre Proteção dos Direitos das Pessoas Idosas no Congresso Nacional.

A votação do Prêmio Zilda Arns de Direitos Humanos vai acontecer dia 22, terça-feira. Ainda dá tempo de enviar e-mail aos deputados que participam da Cidoso pedindo apoio a Vicente Faleiros que, no mês passado, completou 82 anos de envelhecimento saudável e ativo.

PS: Em Brasília, no final da quarta-feira começaram as buscas pela psicóloga Ivana de Carvalho, vizinha da Cosette na Asa Sul. Estamos na torcida para que seja encontrada com vida.

Cosette Castro

Posts recentes

Dia das Mães de Quem Cuida

Cosette Castro Brasília - Está se aproximando mais um dia das mães. É um domingo…

1 dia atrás

Uma Ecovila Azul no Brasil

Cosette Castro & Miriam Morata Brasília - O Brasil assiste estarrecido à tragédia gaúcha, mas…

5 dias atrás

No Dia de Quem Trabalha, Faltou Cuidado

Cosette Castro, Celinha Neves & Leandra Lofego Brasília - No primeiro de maio vivenciamos um…

1 semana atrás

Eles Sempre Estiveram Aqui

Cosette Castro Brasília -  Sagradas. Assim são consideradas  as pessoas idosas entre os povos indígenas…

2 semanas atrás

Um Momento Histórico

Cosette Castro Brasília - Esta semana vivemos um  momento histórico na Câmara dos Deputados. Participamos…

2 semanas atrás

Brasília Está em Festa

Cosette Castro Brasília - Os 64 anos de Brasília estão sendo comemorados com pompa, diversidade…

3 semanas atrás