Porteiros e o Cuidado Indireto

Publicado em cuidado

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – Com o processo de automação, uma das profissões que se encontram em risco de extinção é a de porteiro.

Muita gente pensa nesses profissionais como custo extra  ou como peso no orçamento dos edifícios residenciais e condomínios. Não levam em consideração outros fatores que vão muito além da questão financeira e do possível aumento na segurança dos prédios.

Porteiros  conhecem a rotina de cada morador e moradora dos edifícios onde trabalham. Mesmo que a pessoa só lhe diga bom dia e boa noite. Ou sequer isso.

Eles sabem a hora que saímos para trabalhar, passear com filhos e animais de estimação. Sabem quem acorda cedo e quem acorda mais tarde. Quem tem hábito de fazer exercícios e quem é sedentário.

Porteiros guardam chaves. Anotam recados e recebem encomendas. Avisam se alguém esqueceu o farol do carro ligado. Ajudam no caso de acidentes domésticos e urgências de saúde.

Acompanham o crescimento dos filhos dos moradores, sejam inquilinos ou proprietários. Assistem a chegada de novos casais, casamentos  e  separações que nem sempre ocorrem de forma tranquila. Eles também acompanham a fragilidade humana, com suas dores, doenças e finitudes.

Porteiros podem ser a única relação humana cotidiana de pessoas solitárias, independente da idade, e de pessoas idosas.

Conhecemos casos de moradores que levavam uma térmica com leite e pão para tomar café da manhã e bater papo na portaria. Ou que passam diariamente para comentar as notícias do dia. Da política ao futebol.

É verdade que a terceirização do serviço contratando empresas que fazem rodízio  de funcionários na portaria é, aparentemente, é uma economia. E que uma portaria sem funcionários reduz o valor do condomínio

Para alguns, a informatização dos serviços, que extingue o serviço de portaria presencial passando para uma portaria remota, é uma solução moderna, mais barata e aparentemente segura. Até que caia a rede elétrica e a internet ou que o sistema à distância apresente problemas.

Essas pessoas não levam em conta o envolvimento humano, os vínculos afetivos e a relação de confiança que se estabelece entre moradores e porteiros. Isso não tem preço.

Segundo a Relação Anual das Informações Sociais (RAIS, 2020) há mais de 500 mil porteiros no Brasil.

Parte deles atua em prédios residenciais e condomínios. Este grupo, apesar da pouca formação, se caracteriza por ser um cuidador indireto que ajuda  pessoas idosas. Eles costumam ficar “de olho”. E muitas vezes conhecem mais as necessidades das pessoas 60+ que a própria família.

Em 2010, uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive no Brasil, identificou a importância do papel desses profissionais na qualidade de vida das pessoas idosas. Uma população que cresce rapidamente no país.

Segundo a ONU (2022) somos o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas. Em tempos de envelhecimento populacional precisamos de pessoas e profissionais que contribuam para a saúde física e emocional das pessoas idosas. Porteiros incluídos.

E você que mora em um edifício ou  condomínio, como se relaciona com o porteiro? 

PS: Nesta terça-feira, 18 de abril, das 19 às 20h, acontece mais uma edição do Programa de entrevistas TERCEIRAS INTENÇÕES. Em abril a convidada é a Professora de Enfermagem e Pesquisadora Leides Moura, da UnB. Apresentado pela Professora de Fonoaudiologia da UnB Juliana Lira, o programa de abril terá como tema Idadismo e Envelhecimento. No canal do YouTube Filhas da Mãe Coletivo (link aqui).

2 thoughts on “Porteiros e o Cuidado Indireto

  1. Ótimo e necessário artigo! Valorizo imensamente os Porteiros, cujos serviços vão além daqueles estabelecidos em contrato. São amigos com quem podemos contar em muitas de nossas emergências. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*