Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Falta 01 dia para o Esquenta Carnaval do Bloco Filhas da Mãe e estamos emocionadas.
O Filhas da Mãe é o primeiro Bloco de Carnaval do Brasil a falar sobre demências, entre elas o Alzheimer, de forma lúdica e divertida. Mesmo que, no cotidiano, o tema seja pesado e difícil para as cuidadoras e demais familiares.
A festa vai acontecer neste sábado, dia 11, no beco da 507 Sul, em Brasília, das 13h30 até às 18h e começa com oficina gratuita de customização de camisetas (traga a sua). O Esquenta Carnaval do Bloco Filhas da Mãe, aberto para todas as idades, é uma parceria com a ColaboraMix, que estará realizando o Festival Candanguice Colabora.
Ao participar da maior festa popular brasileira queremos chamar atenção da população e também das autoridades sobre as doenças neurodegenerativas, principalmente no Fevereiro Roxo, mês de conscientização sobre o Alzheimer.
Buscamos levar informações sobre as demências e mostrar uma de suas principais características, o esquecimento. Sabemos na prática o quanto dói ser esquecida todos os dias por um familiar que não nos reconhece mais.
Também construímos diariamente uma rede de apoio a quem cuida inventivando a prevenção de saúde. Em tempos de Carnaval, isso ocorre através do lúdico e das brincadeiras. Das marchinhas, do samba no pé e das oficinas gratuitas que ocorrem em janeiro e fevereiro.
São dois meses de dedicação, onde pessoas voluntárias abrem espaço na agenda para dar vida e cores ao Bloco Filhas da Mãe. Semanalmente, estimulamos o encontro intergeracional, os abraços e os lanches comunitários. Acompanhamos as risadas, as trocas de informações e os bate-papos. Nos conhecemos e reconhecemos.
Acreditamos que o afeto e a arte salvam vidas, estimulam e reforçam vínculos e possibilitam escutar as experiências de outras pessoas. Além disso, abrem espaço para novas amizades.
Entre janeiro e fevereiro, representantes do Bloco Filhas da Mãe participaram de diferentes atividades em Brasília. Entre elas, as reuniões coletivas dos Blocos da Saúde Mental para organizar o Carnaval 2023.
Para as cuidadoras familiares, já oferecemos 04 oficinas de Samba no Pé e 02 oficinas de Adereços como Tiaras, Estandartes e Flores de Papel Crepom com mensagens sobre cuidado e autocuidado. E no sábado, dia 11, ocorrerá a oficina de customização de camisetas.
Participamos de reuniões com autoridades do Distrito Federal para pedir a proibição do uso de armas e garantir segurança para os blocos e escolas de carnaval. Também solicitamos o aumento do fluxo de transporte público nesse período, entre outros temas.
Essa construção para o Carnaval 2023 só é possível porque não caminhamos sozinhas.
Criamos e recriamos diariamente nossos passos junto com parceiras e parceiros que acreditam na prevenção da saúde e na importância de estimular a saúde mental. Assim como nós, acreditam na solidariedade e na vida em comunidade.
Esperamos você neste sábado, dia 11, no Beco da 507 Sul (Asa Sul), a partir das 13h.