Temos Muito a Comemorar

Publicado em Cuidado e Autocuidado

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília  – Começou o mês de dezembro e com ele se iniciam as comemorações de aniversário de 3 anos do Coletivo Filhas da Mãe.

Temos muito a celebrar.

Sobrevivemos a uma pandemia que ainda não terminou. E, em meio a um mundo enclausurado, realizamos 6 Saraus Virtuais de Música, Poesia, Afeto e Informação (disponíveis no nosso canal do YouTube).

Pulamos pré-carnaval e carnaval, em 2020 com o bloco do Coletivo Filhas da Mãe. Em 2020, 21 e 22, rimos e brincamos on line  apesar das demências e do medo da morte pelo Covid-19. E, em 2023, voltaremos às ruas com a alegria e irreverência do nosso Bloco para falar sobre demência e solidariedade.

Defendemos o SUS e a saúde pública. Fizemos campanha nacional  por Vacinas Já! colhendo e publicando depoimentos em vídeo em todo país (disponíveis no nosso canal do YouTube).

Andamos de braços dados com a ciência, com a educação e com a cultura, mesmo quando elas foram atacadas de diferentes maneiras e tiveram orçamento cortado.

Nestes 3 anos, realizamos campanhas  pelo fim da violência contra as mulheres. Denunciamos, a partir de projeções nos prédios públicos federais e distritais, a violência contra as pessoas idosas, em especial às mulheres de 60 anos ou mais. E temos falado sobre o preconceito de idade, também conhecido como idadismo ou etarismo.

Construímos pontes locais e nacionais. Conhecemos novos parceiros, buscamos pessoas e grupos com quem pudéssemos compartilhar sonhos e projetos. Somos gratas a todas e todos que acolheram as propostas e  ajudaram a tornar sonhos em realidade.

Entre os projetos de 2022, realizamos a Exposição de Fotografias MULHERES QUE CUIDAM E SE CUIDAM em parceria com o SESC-DF e com a solidariedade do estúdio Poesias de Luz.

Em um mês de Exposição na unidade 504 Sul do SESC na Capital Federal, 405 pessoas deixaram mensagens emocionantes no livro de presença. Com isso, demos mais um passo para tirar as cuidadoras familiares da invisibilidade e para dar voz a essas mulheres.

Outro projeto foi a CAMINHADA DA MEMÓRIA, que aconteceu em setembro de 2022 e reuniu 700 pessoas no Parque da Cidade, em Brasília.  Mais além da Caminhada, oferecemos uma manhã de cuidado, autocuidado e brincadeiras para toda família. Acreditamos na importância de realizar projetos intergeracionais e de estimular a prevenção da saúde.

Desenvolvemos projetos solidários com cuidadoras familiares em situação de vulnerabilidades social, como ocorreu com o CREAS da Ceilândia.

Para participantes do Coletivo Filhas da Mãe realizamos
1) Rodas de Conversa nas primeiras terças-feiras de cada mês (on line) onde trocamos informações sobre demências,
2) Rodas de Cuidado e Autocuidado para Mulheres Cuidadoras (presencial)  semanalmente
3) o programa de entrevistas Terceiras Intenções que vai ao ar na terceira terça-feira de cada mês no nosso canal no YouTube.
Isso sem contar as lives que realizamos e participamos durante esses três anos de existência.

Queremos comemorar estas e outras ações de estímulo ao cuidado da população, como a aprovação da Lei Distrital 6926/2021. E também a pesquisa que traçou o perfil da pessoa com demência e o perfil das cuidadoras e cuidadores do Distrito Federal que já está quase pronta.

Todos esses projetos, apesar de diferentes, estão conectados e visam promover uma Cultura do Cuidado no Brasil. Este é um grande desafio em um país onde a violência vem sendo estimulada através da desinformação, do preconceito e das fake news.

A Cultura do Cuidado está diretamente relacionada à Educação para os Sentimentos,  ao incentivo à Cultura da Paz e a promoção do diálogo através da Comunicação Não Violenta.

Pensando nisso, em 2022 realizamos um ato inter-religioso em Brasília que reuniu representantes de 12 religiões. Mais uma vez buscamos construir pontes e diálogos entre o que nos une: a solidariedade, o cuidado e o afeto, desta vez no âmbito da espiritualidade.

Conheça a seguir a agenda especial de aniversário de dezembro.

AGENDA ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO

Terça-feira, dia 06, das 19 às 20h30
Última Roda de Conversa On Line de 2022

– Quinta-feira,  Dia 08, às 15h, On Line
Lançamento da Pesquisa sobre o Perfil das Pessoas com Demência já Diagnosticada ou em Fase de Diagnóstico e  Perfil de Cuidadoras e Cuidadores no DF
Coordenação: Instituto Ipê (ex-Codeplan)

– Sexta-feira, dia 09, das 10 às 12h, presencial
Encerramento da Roda de Cuidado e Autocuidado Entre Mulheres Cuidadoras
iniciada em setembro

–  Terça-feira, dia 20, a partir das 18h
Lançamento  do livro “Filhas da Mãe com Muito Orgulho, apesar da pandemia e das demências”
Local: Sebinho (CLN 406, loja 44)

– Terça-feira, dia 27, às 19h
Último  Programa Terceiras Intenções de 2022 vai ao ar no canal do YouTube  Filhas da Mãe Coletivo
Entrevista com Maria Cristina Hoffman,  Coordenadora de  Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde

Ainda dentro das comemorações de aniversário estaremos publicando artigos de convidadas e convidados especiais aqui no Blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*