Ana Castro & Cosette Castro
Brasília – Falta pouco mais de um mês para o Coletivo Filhas da Mãe completar 3 anos. E já estamos pensando nas comemorações.
O lançamento de um livro em dezembro é um bom começo pra olhar o trabalho que o Coletivo vem realizando no Blog do Correio Braziliense.
A obra, uma seleção de textos publicados durante o primeiro ano de existência do Blog, foi dividida em quatro sessões temáticas. São elas: políticas públicas, envelhecimento, cuidado e autocuidado e demências.
Editado pelo Portal do Envelhecimento, o livro vai se chamar ” Filhas da Mãe com Muito Orgulho, Apesar da Pandemia e da Demência”. Em breve anunciaremos a data de lançamento em Brasília.
Em dezembro teremos uma convidada especial de aniversário no programa Terceiras Intenções: a psicóloga Maria Cristina Hoffman, Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde.
No dia 20 de dezembro ela vai comentar a pesquisa nacional sobre Alzheimer que está sendo realizada pelo Ministério da Saúde.
Antes disso, ainda em novembro, no dia 22, nossa convidada para o programa Terceiras Intenções será a professora Natália Horta, da UFMG.
A pesquisadora vai conversar das 19 às 20h ao vivo pelo canal do YouTube (acesse Filhas da Mãe Coletivo) com a apresentadora Ana Castro. O tema: os desafios do envelhecimento e as relações intergeracionais.
PESQUISA
Nesta segunda semana de novembro, a empresa farmacêutica Roche e a Associação Internacional de Alzheimer lançaram a pesquisa internacional Retratos do Cuidado voltada para pessoas que cuidam.
O estudo inclui quatro países, entre eles o Brasil. No país, a pesquisa tem apoio da Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz) e será executada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Conheça mais detalhes sobre a pesquisa a partir do material divulgado pela Febraz e participe online:
“Convidamos cuidadores de todo o Brasil para participar do estudo Retratos do Cuidado, da Universidade de Westminster (Inglaterra) em parceria com a Alzheimer’s Disease International (ADI).
A pesquisa busca entender como a COVID-19 vem afetando o cotidiano das pessoas que oferecem cuidados não remunerados para um familiar que vive com a doença de Alzheimer.
O estudo Retratos do cuidado está sendo desenvolvido, no Brasil, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/Paraná), com apoio da Febraz.
A coordenação é da Universidade de Westminster em parceria com a ADI. O financiamento é da Roche.
O questionário leva de 10 a 15 minutos para ser respondido e está disponível no link
https://bit.ly/retratosdocuidado “. Acesse aqui.
DICA
Ainda em novembro haverá o workshop A Morte em Paz coordenado pela médica Ana Claúdia Quintana Arantes. O curso on line e gratuito vai ocorrer nos dias 16, 17 e 18 de novembro.
Durante o workshop, a médica vai falar sobre como trazer paz e conforto tanto para a pessoa que está morrendo, como também para a família e para si mesma. Inscrições aqui.
O interesse por pesquisas e estudos sobre o cuidado e finitude avançam e são indispensáveis para políticas públicas e serviços capazes de garantir mais qualidade de vida a quem cuida e para quem é cuidado.
Cosette Castro Brasília - A semana passada foi intensa em todos os sentidos. Hoje destacamos…
Cosette Castro Brasília - Às vezes, quando ficamos sem palavras frente a uma situação ou…
Cosette Castro & Vicente Faleiros Brasília - A disputa pelo dinheiro público do orçamento da…
Cosette Castro Brasília - Em tempos de negação constante da morte, o filme O Quarto…
Cosette Castro Brasília - Este foi um fim de semana especial. Começou o novembro negro…
Cosette Castro Brasília - Seis anos, sete meses e 17 dias. A Justiça é lenta,…