Domingo é Dia da Caminhada da Memória

Publicado em Alzheimer

Ana Castro & Cosette Castro

Brasília – O Brasil não é um país fácil de viver, apesar da alegria da população brasileira. Os tempos são de ameaça ao acesso a fraldas geriátricas e corte de 13 medicações ofertadas gratuitamente pelo SUS no programa Farmácia Popular. Tudo isso a partir de 2023.

A proposta de corte de 60% da verba do Programa Farmácia Popular, algo em torno de 2 bilhões de reais, chegou ao Congresso Nacional na semana passada pelas mãos do presidente Bolsonaro.

A medida, prevista no orçamento do próximo ano, atinge diretamente os 71% da população que dependem  do Sistema Único de Saúde.

Entre as 13 medicações cortadas do Farmácia Popular estão aquelas usadas para tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e asma. Medicamentos que, em tempos de crise econômica, desemprego e aumento do trabalho informal, são difíceis de serem incluídos no orçamento doméstico.

O alerta foi dado pela PróGenéricos, associação que reúne a indústria responsável pela produção e comercialização dos 13 medicamentos.

Enquanto aguarda o governo federal voltar atrás em um projeto que prejudica a maioria da população brasileira, em especial as pessoas idosas,  o Coletivo Filhas da Mãe prossegue nas atividades do Setembro Roxo. Este é o  mês de conscientização sobre doenças como o Alzheimer, o tipo mais frequente de demência no mundo.

Programação do Setembro Roxo

Neste domingo, dia 18, vai acontecer a Caminhada da Memória, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, em Brasília, uma atividade de prevenção de saúde que começa às 8h. Coloque sua camiseta, tênis, bermuda e chapéu e venha participar, mesmo que só consiga caminhar um pouco.

O ato pretende chamar atenção sobre a importância dos exercícios físicos e do estímulo da memória para manutenção da saúde.

Você caminha o quanto conseguir, ao lado de  grupos trilheiros e caminhantes que já confirmaram participação e muitas outras pessoas solidárias. Tudo é questão de começar e, mesmo que  você não tenha feito inscritção, sua presença é importante.

O projeto, organizado pelo SESC-DF, pelo Coletivo Filhas da Mãe e pela UnB, é direcionado a toda família.

No Estacionamento 13 haverá várias tendas, com informações sobre demências e envelhecimento, jogos, exercícios, atividades e brinquedos infláveis até às 12h. Mais informações sobre a programação da Tenda do Coletivo Filhas da Mãe aqui.

Dia 21, quarta-feira, 20h, Dia Mundial do Alzheimer

Apresentação especial do Programa Terceiras Intenções on line que poderá ser acessado no canal do You Tube Filhas da Mãe Coletivo. Convidado: geriatra Otávio Castello, ex-presidente da ABRAz-DF

De 23/09, sexta-feira até 23/10

Exposição “Mulheres que Cuidam e Se Cuidam”, com fotografias de 20 mulheres  cuidadoras familiares que participam do Coletivo Filhas da Mãe.

O projeto está sendo realizado em parceria com o SESC-DF. A Exposição fotográfica poderá ser vista na unidade do SESC da Quadra 504 Sul, a partir do dia 24/09, das 08h às 22h.

PS: Você já contribuiu para viabilizar os projetos do Coletivo Filhas da Mãe? Participe aqui do financiamento coletivo no site Vakinha. Apoie o Coletivo Filhas da Mãe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*