Junho Começa Com Novos Projetos

Publicado em Cuidado e Autocuidado

Brasília – No mês do junho violeta, de conscientização sobre a violência contra as pessoas idosas, chegamos à metade do ano com novos projetos no Coletivo Filhas da Mãe.

Estamos planejando mais atividades voltadas para o cuidado e para o autocuidado. Algumas delas presenciais, com máscara e álcool gel, mas também com transmissão on line.

A primeira atividade de cuidado e informação ocorre nesta terça-feira, dia 07, das 20h às 21h30. Amanhã vai acontecer a 1a. Roda de Conversa on line voltada para cuidadoras familiares do Coletivo Filhas da Mãe. A Roda de Conversa substitui os encontros do Grupo de Apoio que era realizado pela ABRAz-DF nas primeiras terças-feiras de cada mês.

Esta é a primeira mudança do evento. A partir de agora a Roda de Conversa das primeiras terças-feiras de cada mês terá coordenação coletiva.

Messias Rodrigues, terapeuta ocupacional, Ana Castro, jornalista aposentada e ex-cuidadora e Ademar Costa Junior, advogado, que tem familiar enfermo, estarão conversando com você sobre diferentes temas relacionados ao cuidado de pacientes com demências. Em junho, a médica e cuidadora familiar Gislaine Pacheco contribuirá com informações relativas a área da saúde.

Em julho, teremos mais novidades. As Rodas de Conversa voltam a ser presenciais com transmissão on line e vão começar uma hora mais cedo: às 19h. Além do Messias, da Ana e do Ademar, o ex-presidente da ABRAz-DF, Otávio Castello, estará contando as novidades do Congresso que esteve participando recentemente.

Voltemos a junho. Na segunda semana do mês, a partir do dia 14 de junho, o Coletivo Filhas da Mãe realiza, em parceria com o Fórum Distrital em Defesa da Pessoa Idosa, Campanha de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa no Distrito Federal.

Trata-se de uma campanha urgente e necessária para incentivar a cultura do cuidado, desta vez do cuidado coletivo, em âmbito nacional. Em 2021 mais de 33,6 mil denúncias de violência contra pessoa idosa foram registradas no Brasil. No Distrito Federal, nos primeiros 10 meses do ano foram registrados 324 denúncias, 94 a mais do que em 2020.

Essas denúncias revelam violências físicas e violência sexual contra mulheres idosas. Há casos de violência patrimonial com venda ilícitas de bens, roubo da aposentadoria, empréstimos enganosos ou golpes financeiros.

Existe casos de violência psicológica, cujas marcas são invisíveis. Elas ocorrem através de berros, ameaças, descaso, ao não ouvir, ignorar ou desmerecer as opiniões da pessoa idosa. Além disso, há também denúncias de casos de negligência e até abandono.

Outro tipo de violência cotidiana contra pessoas idosas é o preconceito por idade, conhecido por idadismo, ageismo ou velhofobia.

A velhofobia ocorre cada vez que uma pessoa idosa é calada, esquecida ou infantilizada. Quando não recebe atenção ou é desvalorizada por sua aparência física ou idade. Quando não é convidada para trabalhos, projetos e festas. Quando é julgada por sua forma de vestir.

OUTROS PROJETOS

Na terceira semana de junho vai começar uma nova atividade no Coletivo Filhas da Mãe. 15 dias depois da Roda de Conversa, lançaremos o projeto “Terceiras Intenções” que vai ocorrer nas terceiras terças-feiras de cada mês.

O projeto Terceiras Intenções” começa no dia 21 de junho a partir das 19h e terá uma hora de duração.

Mensalmente haverá uma pessoa convidada para discutir temas relevantes relacionados a cuidado, autocuidado, envelhecimento saudável e políticas públicas. Nossa primeira convidada é a advogada Thaís Gracindo, pós-graduada em direito público e direito médico-hospitalar que vai conversar sobre Curatela.

No final do mês, dia 28 de junho, em parceria com o Instituto Tocar estaremos participando do Projeto @conectarmulheres. O projeto faz parte das comemorações de 21 anos do Instituto. O evento é gratuito, aberto a mulheres cuidadoras e vai acontecer na sexta-feira das 10 às 11h30 no Espaço Longeviver, localizado na 602 Sul.

Em julho teremos mais novidades, entre elas o projeto “Sextou”, Roda de Autocuidado para cuidadoras familiares. Aguardem!

PS: Você já contribuiu para a Campanha Formalize o Coletivo Filhas da Mãe? A campanha está no site Vakinha ( www.vakinha.com.br) e tem o número ( ID) 2826664. Você também pode enviar sua contribuição via PIX (e-mail 2826664@vakinha.com.br)

3 thoughts on “Junho Começa Com Novos Projetos

  1. Agradeço as boas noticias vindas do Coletivo! Sinto muito por não poder estar com vocês e ajudá-las neste momento. Sigam firmes neste propósito tão necessário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*