Ana Castro e Cosette Castro
Brasília – Em 2021 começou oficialmente a década do envelhecimento saudável. E. nós, do Coletivo Filhas da Mãe, nos somamos a atividades, projetos e ações que promovam a saúde e não a doença.
Acreditamos que prevenção é o melhor remédio para o envelhecimento saudável. E que o cuidado precisa começar desde cedo.
Esse cuidado inclui alimentação saudável (pouca fritura e sal, muitos legumes, verduras e frutas), exercícios semanais, pausas para reflexão e meditação e convivência com amigos e familiares.
O envelhecimento é apenas mais uma fase da vida que merece muito carinho e novos projetos. Esta é a fase em que, em geral, nos sentimos gratos por estar vivos. É o tempo também de agradecer por cada ruga, por cada marca, pois contam a historia de nossas vivências.
Dentro do propósito de estimular o envelhecimento saudável, o Coletivo vem desenvolvendo uma série de ações com seus parceiros, reforçando a ideia de que juntos e juntas somos mais fortes.
Levamos em conta 04 as áreas de ação propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os próximos anos:
1a Área -Mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento
2a Área-Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas
3a Área-Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa
4a Área-Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem
Levando em conta as quatro ações da década do envelhecimento saudável, o Coletivo, em parceria com o Fórum da Sociedade Civil em Defesa das Pessoas Idosas, têm muito trabalho pela frente.
Área Jurídica/Leis – temos duas ações
1. LEI 6926/2021, de âmbito distrital que conseguimos aprovar em 2021 – Definir estratégia de implementação e divulgação da Lei que Institui a Política Distrital para a prevenção, tratamento e apoio às pessoas com doença de Alzheimer e outras demências, aos seus familiares e aos cuidadores e dá outras providências
2. Emendas ao Projeto de Lei Federal PL 4364/2020 que tramita na Câmara Federal e institui a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências, levando em conta uma política voltada para a saúde, para o tratamento e o acolhimento
2. Pesquisa – Conseguimos em 2021 liberação de verba para pesquisa sobre idosos com demências e cuidadoras que será coordenada pela Codeplan/DF. É a primeira vez que o Distrito Federal vai realizar pesquisa sobre pessoas idosas com demência, pesquisa que vai levar em conta as cuidadoras e cuidadores familiares e profissionais.
3. Campanhas Conjuntas – este ano estaremos envolvidas com pelo menos 05 campanhas durante o ano:
A. Década do Envelhecimento Saudável, com informações sobre envelhecimento
B. Campanha Prevenir a Saúde – mudando a lógica do olhar apenas sobre a doença
C. Campanha de combate à violência contra idosos – (junho)
D. Campanhas de combate ao preconceito contra pessoa idosa (etarismo/ idadismo), aderindo a campanha internacional #StopIdadismo
E. Setembro Roxo – campanha de esclarecimento sobre demências (todo mês de setembro)
Para que estas e outras atividades tomem corpo, contamos com os participantes do Coletivo Filhas da Mãe, esperando que se somem a estes e outros projetos no decorrer do ano.
Conte para nós pelo Whats App, por mensagens no Blog, pela página do Facebook ou pelo Instagram como você pode colaborar!