O Brasil Não Sabe Cuidar dos Seus Idosos

Publicado em Envelhecimento

Ana  Castro & Cosette Castro

Brasília – O Brasil é um país sem memória. Desvaloriza o passado e sua trajetória. O Brasil segue acreditando que é um país de jovens, reforçando  o  mito da eterna juventude, muito distante da realidade.

Somos o país que está envelhecendo mais rapidamente no mundo e o que mais pratica o negacionismo. O país  mantém o triste recorde de ser o campeão em cirurgias estéticas desde 2019, conforme já comentamos em publicação anterior.

Quem se nega a envelhecer, vira as costas para si mesma. Renega sua história de vida,  sua experiência acumulada tentando congelar o tempo. Mas é impossível. O tempo não volta atrás.

Você vai   precisar, sim,  abrir mão do corpo ideal e do  rosto sem rugas  de quando tinha 30 ou 40 anos. E  vai descobrir que é cada vez mais difícil perder dois  ou quatro quilos. Então, convidamos você assumir os pés de galinha,  as rugas, as cabelos brancos e  as pequenas  manchas na pele com muito orgulho. (Se as manchas cresceram, procure uma médica).

Também   descobrimos algumas  restrições com o passar do tempo.  Talvez um pouco mais de cansaço e dores no corpo (não, não é possível dar conta de tudo que fazíamos com 30, 40  anos). Começamos a acordar cada vez mais  cedo e a  tirar sonecas depois do almoço. Mas também  descobrimos  novas temporalidades e novas formas de viver que não conhecíamos antes  dos  60 anos.

Sim,  nos aproximamos mais da morte. Mas isso pode acontecer amanhã ou  com 90, 100 anos se depender dos avanços da ciência. Se tivermos uma alimentação saudável, fizermos exercícios diariamente,  tomarmos sol, fizermos check up anuais e seguirmos nos desafiando e aprendendo coisas novas, podemos chegar lá com  qualidade de vida.

Ainda que individualmente façamos vários esforços pela saúde física e mental,  também é verdade que o Brasil  é um país que não cuida de seus idosos. E se for uma idosa ou um idoso de baixa renda, mais  descuidado é.

Como comentamos no texto de segunda-feira, 12 de abril, em termos coletivos, não temos políticas públicas de cuidado nem para idosos saudáveis, nem para os enfermos e muito menos para quem cuida.

Em plena pandemia,  o governo federal  pretende terminar com os Fundos Públicos, entre eles o Fundo Nacional do Idoso, deixando a míngua  os  mais de 29 milhões de brasileiros idosos e além deles e delas,  suas cuidadoras (familiares, informais – amigas e vizinhas e profissionais).

Como espelho de um governo que ignora seus idosos, os bancos, as empresas, as indústrias, as instituições públicas e serviços de transporte desconhecem a realidade,  as necessidades e as  dificuldades dos idosos. Motoristas de ônibus, por exemplo, não têm paciência de esperar o andar mais lento e com mais  dificuldades dos 60+. Infelizmente é comum o ônibus arrancar e deixar uma idosa na rua. Isso quando não causam acidentes, fazendo com que a pessoa caia.

Empresas públicas e privadas tratam  idosos como clientes de segunda categoria. Atendentes não têm paciência e, muitas vezes, infantilizam o idoso. Algo que se repete também dentro de casa,   nos núcleos familiares. As empresas  em geral não oferecem lugares arejados, bancos ou cadeiras,  um copo de água, esquecendo que pessoas idosas cansam mais rápido e precisam estar hidratadas.

Ligar para  qualquer  tele-atendimento, é outro drama. Horas tentando passar pelas coordenadas enviadas por uma voz mecânica até chegar a falar com  um atendente humano, o que pode demorar mais outra hora. Enquanto isso, ficamos  escutando que somos o número X da fila junto com uma musiquinha repetitiva. Quando não dá certo, é preciso resolver presencialmente o problema.

Vejamos o caso dos bancos, públicos e privados. Quando alguém com mais de 60 anos perde ou esquece a senha,  bloqueia a conta e precisa ir ao banco de máscara e álcool gel na mão, começa uma verdadeira maratona.

Os funcionários do banco testam a paciência dos idosos. São capazes de fazer com que a pessoa troque três senhas no mesmo dia. E faça e refaça a biometria em um, dois, três e até quatro dedos. Eles desconhecem que as digitais de quem tem  60, 70 ou 80 anos são bem mais difíceis de conseguir.

As atendentes em geral não estão preparadas para atender idosos, que, muitas vezes, falam alto, principalmente quando  não escutam bem.  Em resposta, a  atendente começa a falar ainda mais alto.   E o espaço da fila do banco, em geral o mesmo local dos caixas eletrônicos, se torna um burburinho, aumentando os níveis de cansaço, irritação e  possíveis mal-entendidos.

Ser idosa no Brasil não é fácil, ainda mais quando  a publicidade mostra diariamente gente jovem, branca e com corpos perfeitos. Quando os programas de TV e da internet seguem vendendo o mito do país jovem. E quando os filmes mostram pouquíssimas artistas  com mais de 60 anos em papeis principais, que não estejam doentes ou morrendo.

Ainda assim, apesar de todas as dificuldades e preconceitos,  as  marcas do tempo seguem aparecendo diariamente no espelho. Deveríamos estar felizes por isso. Estamos vivas e temos muitas histórias para contar.

 

2 thoughts on “O Brasil Não Sabe Cuidar dos Seus Idosos

  1. Envelhecer no Brasil parece uma pena de morte, lenta e sofrida.
    Obrigada pelo texto precisamos falar disso, muitas vezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*