A um técnico do Banco Central (BC) pode ser atribuída a voz mais contundente a rejeitar a operação de compra do Banco Master pelo BRB.
O economista Renato Dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC — responsável pela análise desse tipo de operação — manifestou-se contra a transação o que acabou levando ao veto pela diretoria do Banco Central, em setembro.
O veto ocorreu pelo riscos excessivos de que operação poderia causar prejuízos ao BRB, ao assumir ativos do Master. Cinco meses antes, o BRB havia anunciado a compra de uma fatia do Banco Master por cerca de R$ 2 bilhões. A aquisição seria de 49% das ações ordinárias do Master, com direito a voto, e de 100% das ações preferenciais do banco.
Durante meses, Renato Gomes sinalizava que o veto da operação seria o caminho e entrou em confronto com outros integrantes da diretoria. Por conta disso, houve enorme pressão política.
Aprovação no Senado
Em abril de 2022, indicado ainda no governo Bolsonaro, ele recebeu a aprovação de 48 senadores com apenas apenas seis contrários para a indicação ao cargo na diretoria do BC.
Intermediação financeira
Durante sua sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Renato Gomes, em 2022, disse que, após a pandemia, vários fatores determinariam o êxito do país no futuro próximo, entre os quais o funcionamento da intermediação financeira: os mercados de crédito, de pagamentos e de capitais.
Currículo
Segundo a Agência Senado, Ricardo Gomes é bacharel em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde também fez o mestrado. Em 2010, concluiu o doutorado na Northwestern University, nos Estados Unidos, e, em 2020, o curso de livre-docência na Universidade de Toulouse, na França.
Foi professor-assistente na Toulouse School of Economics (2010-2017), pesquisador pelo Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e pelo Center for Economic Policy Research (CEPR) entre 2015 e 2021. Atualmente, é professor-titular na Toulouse School of Economics, diretor de pesquisa no CNRS e pesquisador associado pelo CEPR.
Fim de mandato
Com o fim do mandato previsto para 31 de dezembro, Ricardo Gomes deixa o Banco Central em breve, abrindo uma vaga para indicação pelo presidente Lula.
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…
Texto por Ana Dubeux publicado nesta sexta-feira (26/12) — O Ecad (Escritório Central de Arrecadação…
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…