Plenário do Senadores do DF
Plenário do Senadores do DF Crédito: Edilson Rodrigues/Agencia Senado Plenário do Senadores do DF

Veja como votaram os senadores do DF no projeto de abuso de autoridade

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Dois senadores do DF votaram contra o projeto que desfigurou as 10 Medidas de Combate à Corrupção e criou regras para punir procuradores e juízes que praticarem abuso de autoridade: José Antônio Reguffe (Sem-partido-DF) e Leila Barros (PSB-DF). O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) votou a favor. Já está virando rotina. O tucano têm se posicionado sempre de um lado, e os outros dois senadores da bancada do DF, de outro.

Transporte público para pets

No mandato em que muitos distritais têm bancado a bandeira pet, a Câmara Legislativa aprovou nesta semana projeto que autoriza transporte de animais de estimação de pequeno porte, ou seja, até 12 kg, no transporte público coletivo. O passageiro ficará encarregado da segurança do bichinho em uma caixa apropriada, com cuidados de higiene. Não será necessário pagar nada mais além de uma tarifa normal. A proposta, que vai à sanção do governador Ibaneis Rocha, é de autoria do deputado Daniel Donizet (PSDB), que está licenciado do mandato, para exercer a função de administrador regional do Gama.

Briga de protagonismos

Líder da oposição na Câmara, o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) acredita que o maior inimigo do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, mora ao lado. “Acha que o presidente Jair Bolsonaro gostou de ver aquele boneco inflável do Super-Homem na Esplanada dos Ministérios com a cara do Moro como herói brasileiro e não a dele?”, analisa. Para Molon, Moro é um potencial candidato à Presidência da República em 2022 da base de Bolsonaro, o que não deve agradar o próprio 01.

Inimigo militar

No cinema, o último inimigo do Superman era justamente um militar, o General Zod, encarregado da defesa do planeta, que acabou sendo exilado por sua personalidade excêntrica.

Proposta de fim da homenagem a Darcy Ribeiro

Ainda em tramitação na Câmara Legislativa, projeto de autoria do deputado Eduardo Pedrosa (PTC) revoga lei que deu à Torre de Televisão de Brasília para o nome de Torre Darcy Ribeiro. O distrital justifica que a medida, de autoria do ex-deputado Wasny de Roure (PT) e sancionada pelo então governador Joaquim Roriz em 30 de abril de 1999, é inócua porque nunca teve efeito. A denominação não foi utilizada e pouca gente soube que o monumento tinha o nome do ex-reitor da UnB.

Sala Juarezão

Os deputados distritais decidiram prestar uma homenagem ao ex-presidente da Câmara Legislativa Juarezão (PSB), que morreu na última sexta-feira em decorrência de um acidente de carro. A sala de reuniões da comissão 01 passa a ter o nome do ex-parlamentar.

Renovação total

Incomodado com a demora no encaminhamento de medidas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) quase assinou nesta semana uma longa lista de exonerações de comissionados numa única secretaria. Atribuiu os projetos emperrados a uma suposta vinculação dos funcionários com a gestão anterior, de Rodrigo Rollemberg. Contando outras áreas, quase dois mil servidores estão na linha de tiro.

Siga o dinheiro

R$ 241.117,14

Valor da compra de conjuntos de medalhas do Mérito da Segurança Pública do Distrito Federal e do Mérito Integração da Segurança Pública do Distrito Federal.

Cerco apertado aos presidiários

Condenado a quatro anos e seis meses de prisão em regime aberto, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) indiretamente atrapalhou a vida de outros presos. Com a decisão da Justiça do DF de autorizar que o político passasse férias em Aruba no hotel Renaissance Aruba Resort & Casino (foto), mesmo com todas as restrições que a pena impõe, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, ao anular a regalia, mandou o caso para o CNJ e para o CNMP, onde serão avaliadas as condutas da Justiça e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Promotores e juízes vão pensar duas vezes agora na hora de permitir um benefício. A concessão movimentou as redes sociais. Em plena pena por desviar recursos de um financiamento público, Gurgacz já escandalizava quando, no semiaberto, dormia na Papuda de noite e de dia dava expediente no Congresso.

Só papos

“Enquanto esses agressores não forem punidos, a violência não vai diminuir. E eles devem ser punidos, sejam eles quem forem: seja o marido da vítima, seja o coronel que está abusando de uma criança de 2 anos, seja o promotor que está abusando de uma vítima durante uma audiência, seja um deputado que é réu numa ação recebida no Supremo Tribunal Federal”

Advogada Daniela Teixeira, que encabeça lista tríplice à vaga no TSE, em pronunciamento na Câmara em 2016, referindo-se ao então deputado Jair Bolsonaro

“Encheu a boca na tentativa de esculhambar com o deputado federal, agora quer cargo com o presidente. Um forte abraço”

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)