Eixo Capital, por Ana Maria Campos
Ainda estou aqui mexeu com corações. A presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, ao tomar posse ontem, fez um discurso emocionante que terminou assim: “Vamos sorrir”. Foi uma referência ao filme cuja personagem principal, Eunice Paiva, recusava-se a demonstrar tristeza, mesmo com tantas adversidades.
Ditadura não escolhe suas vítimas
Como a ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do STM, revelou em entrevista ao Correio, publicada no último sábado, o filme Ainda estou aqui teve um significado especial porque ela perdeu um cunhado na ditadura militar. Paulo Ribeiro Bastos era militante do MR8. Filho e irmão de generais. Mas entrou na lista dos desaparecidos políticos.
PCDF realiza exposição Não é sobre o que vestimos
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está promovendo a exposição Não é sobre o que vestimos. Essa é uma iniciativa de reflexão e conscientização no mês da Mulher. A mostra apresenta roupas inspiradas nas utilizadas por vítimas de crimes contra a dignidade sexual, em casos investigados. O objetivo é desmistificar a ideia equivocada de que a vestimenta justifica esse tipo de crime, reforçando que a violência sexual decorre de abuso de poder, controle e desrespeito. A exposição pode ser visitada até 31 de março, nos corredores do Departamento de Polícia Especializada (DPE), das 9h às 18h.
Bandeira recebe homenagem
A Câmara Legislativa vai conceder hoje, às 10h, o título de cidadão honorário de Brasília ao conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho. A iniciativa partiu do deputado Robério Negreiros (PSD). Bandeira, atual consultor legislativo do Senado, atuou como consultor jurídico e chefe de gabinete do Ministério da Previdência Social (2011-2013). De volta ao Senado, foi chefe de gabinete do Presidente (2013-2014), diretor-geral (2014-2015) e secretário-geral da Mesa (2014-2021).
Novo ouvidor do MPDFT
O Colégio de Procuradores de Justiça do Distrito Federal elegeu o promotor de Justiça Flávio Milhomem para o cargo de ouvidor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no biênio 2025-2027. Também por aclamação, foi eleita como ouvidora suplente a promotora de justiça Mariana Nunes. A decisão foi chancelada com a publicação de portaria institucional assinada pelo procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Georges Seigneur. Nos últimos dois anos, Milhomem foi ouvidor suplente e, agora, vai suceder o procurador de Justiça Francisco Leite que estava à frente da Ouvidoria do MPDFT.
Recordar é viver
Revirando as fotografias antigas, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB) encontrou um registro do dia em que conheceu o ator e comediante Grande Otelo na casa do então governador José Aparecido de Oliveira, no fim dos anos 1980. Ela conta que, administradora regional de Ceilândia, à época, era sempre chamada para eventos na casa do governador, onde conhecia figuras ilustres, amigas de Aparecido.
A pergunta que não quer calar
Como postou no X o defensor público federal Gustavo de Almeida Ribeiro, que atua perante o STF, quantas vezes já foi alterado o entendimento sobre foro especial nos últimos anos?
Só Papos
“É muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado porque uma coisa, companheiros, é que eu quero mudar, estabelecer uma relação com vocês. Por isso, eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais. É que não quero mais distância de vocês”. Presidente Lula, sobre a ministra Gleisi Hoffmann
“Lula elogia a beleza de Gleisi e critica a falta de charme de Haddad. Valha-nos Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”. Roberto Requião, Ex-governador do Paraná e ex-senador
Por Arthur Souza, Após o Correio antecipar, no último domingo, detalhes do projeto de lei…
Por Arthur Souza, Como parte das homenagens pelo aniversário de Brasília, amanhã, a fachada do…
Texto escrito por Arthur De Souza, publicado neste sábado (19/4) — Uma reunião pública, que…
Por Arthur de Souza Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, Damares…
Por Arthur Souza, Com o ponto facultativo de quinta-feira, na Câmara Legislativa (CLDF), o governo…
Por Arthur de Souza (interino) - Após a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que…