O presidentes regionais do Republicanos, Wanderley Tavares, e do União Brasil, Manoel Arruda, anunciaram juntos nesta manhã (05) uma aliança em torno da eleição da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves ao Senado e da reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB). O senador José Antônio Reguffe (União) está fora da disputa eleitoral.
Republicanos e União Brasil vão lançar Damares ao Senado em chapa pura. Não estarão formalmente na chapa de Ibaneis, explicou Manoel Arruda. Mas, segundo Tavares, vão apoiar a reeleição de Ibaneis, como aprovou a executiva regional do partido.
É que a coligação de Ibaneis já tem candidata ao Senado, a deputada federal Flávia Arruda (PL). Como a frente de partidos não pode, segundo a legislação eleitoral, lançar duas candidaturas ao Senado, o Republicanos e o União Brasil formarão uma chapa avulsa.
Com o anúncio, a candidatura do senador José Antônio Reguffe foi enterrada. O político que foi campeão de votos nas últimas duas eleições que disputou não será candidato.
Na coletiva desta manhã, Manoel Arruda disse que Reguffe não quis ser candidato e não se lançou na convenção do partido na noite de ontem (04).
Mas, como o Correio revelou na edição de ontem, a negociação entre Ibaneis e Manoel Arruda já estava encaminhada desde quarta-feira (03). Foi intermediada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, que amarrou a negociação com o presidente Jair Bolsonaro e com o governador Ibaneis Rocha.
Reguffe reclamou ontem, antes e depois da convenção, de que estava sendo descumprido um compromisso do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, feito no momento em que aceitou se filiar: o de que Reguffe teria autonomia para escolher a chapa, os aliados para coligação e conduzir a própria campanha.
Ontem Manoel Arruda chegou a lançar a candidatura de Reguffe. Mas o acordo com o principal adversário, Ibaneis Rocha, estava em andamento.
Eixo Capital - À queima-roupa publicado em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria…
Coluna Eixo Capital publicada em 19 de janeiro de 2025, por Ana Maria Campos Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 18 de janeiro de 2024, por Ana Maria Campos A…
ANA MARIA CAMPOS Morreu nesta manhã (17), o desembargador aposentado Edson Alfredo Martins Smaniotto, do…
ANA MARIA CAMPOS O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, anunciou que não haverá…
POR ANA MARIA CAMPOS — Confira entrevista com Ibrahim Yusef, presidente do Sindicato dos servidores públicos…