camara_eixo Foto: Minervino Júnior/CB/D.A Press

Tudo pronto: acordo define presidências das comissões da Câmara Legislativa

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Acordo entre os deputados distritais que tomarão posse em primeiro de janeiro garantiu o comando e a composição das comissões temáticas da Câmara Legislativa. Thiago Manzoni (PL) e Eduardo Pedrosa (União) vão presidir as duas principais comissões da Casa, respectivamente, de Constituição e Justiça (CCJ) e de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

 

O acordo também atendeu a outros deputados. Ex-presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Dayse Amarilio (PSB) vai presidir a Comissão de Assuntos Sociais. Chico Vigilante (PT) fica com a do Direito do Consumidor.

 

Fábio Félix (PSol) permanece como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar. Paula Belmonte (Cidadania) vai presidir a Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle. Terá a oportunidade de cobrar medidas fiscalizar as ações do governo do DF.

 

O deputado Hermeto (MDB) será o presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), que terá um papel importante na discussão de projetos como o PPCub (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) que tramitarão na Câmara em 2023.

 

O deputado Max Maciel (PSol), que elegeu o transporte como uma de suas prioridades, vai comandar a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana. Da mesma forma, o deputado Gabriel Máximo (PT) ficará com a Comissão de Educação, Saúde e Cultura.

 

A Comissão de Segurança será presidida pela deputada Doutora Jane (Agir), que é delegada da Polícia Civil do DF. Na Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo assume como presidente o deputado Daniel Donizet (PL). Ele poderá tratar de sua principal bandeira, a defesa dos direitos dos animais.

 

O deputado Roosevelt Vilella (PL) vai presidir a Comissão de Análise das Propostas de Emenda à Lei Orgânica do DF.

 

Na Corregedoria da Câmara Legislativa, responsável pela análise do decoro parlamentar, o nome definido é o do deputado distrital Joaquim Roriz Neto (PL). Jorge Vianna (PSD) fica com a ouvidoria.

 

Esse acordo garante a eleição do deputado Wellington Luiz (MDB) como presidente e Ricardo Vale (PT) como vice-presidente da Câmara Legislativa.