A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), Maria Regina Machado Guimarães, determinou que, durante a greve dos metroviários, 80% da frota do metrô dos trens funcione nos horários de pico e 30% nos demais horários. Caso a decisão seja descumprida, a multa diária é de R$ 100 mil.
A paralisação dos metroviários teve início na quinta-feira. Diante disso, o Metrô-DF ajuizou pedida de tutela cautelar alegando que os 30% dos funcionários mantidos pela categoria são insuficientes para um funcionamento digno da estrutura do Metrô. A companhia havia pedido o funcionamento de 100% da frota nos horários de picos e de 60% nos demais horários, o que foi parcialmente atendido.
Na decisão, a presidente do TRT lembrou que a atividade da categoria é considerada essencial. Nesse casos, a legislação dispõe que “sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade”.
A presidente designou também que ocorra audiência de conciliação ainda nesta terça-feira. Entre as reclamações da categoria, estão acusações de que o Metrô não estaria cumprindo cláusulas do acordo coletivo de trabalho vigente, bem como decisões e acordos judiciais e sentenças normativas com os metroviários. Dados do ano passado apontam que cerca de 144 mil pessoas usam o metrô diariamente no DF. O Correio aguarda um posicionamento do Sindimetrô a respeito da decisão.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…