“Temos que ter o tratamento precoce”, diz Fraga

Publicado em Eixo Capital

“Primeiro, precisa convencer o presidente de que essa pandemia é muito grave e que precisa redirecionar algumas posições. A compra da vacina é muito importante, mas concordo com alguns especialistas de que não é só a vacina. Temos que ter o tratamento precoce”

 

Minervino Junior/CB/D.A Press.

 

Como o senhor está se sentindo?

Estou bem. É o quinto dia e até agora tenho uma tosse de vez em quando. Já fui medicado, fiz todos aqueles protocolos, estive no Sírio-Libanês e com outro amigo médico. Estou bem. Minha esposa está assintomática. Só tem tosse de vez em quando. Fomos medicados juntos e, se Deus quiser, vai dar tudo certo.

Por que essa briga entre Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha?

Porque Ibaneis quer se meter na região do Entorno e não resolve o que tem de ser resolvido. Esse conflito sempre vai existir, mas precisa ter união dos dois governadores para resolver. O grande problema do Entorno é a falta de paternidade. O DF entende que o povo que mora no Entorno vem para Brasília e usa os equipamentos públicos, mas recolhe imposto em Goiás. Por outro lado, Goiás diz que as pessoas trabalham em Brasília. Fica essa disputa que não leva a nada.

Enquanto eles brigam, o Entorno está largado. De quem é a responsabilidade?

Sabemos que o Entorno é de Goiás, mas Brasília precisa ajudar.

O senhor teme precisar se internar e não ter vaga?

Todos que contraem esse vírus têm esse receio que a gente está vendo que chegou num ponto insuportável. Também não vou dizer que a população não se desleixou. Parece que não está vivendo uma pandemia. Mas a pergunta que fica no ar é: por que desmontou os hospitais de campanha? Por que o hospital do Mané Garrincha, que custou mais de R$ 70 milhões, foi desmanchado às pressas? Medo de investigação do MP?

Se acontecer de precisar ficar na fila, o que o senhor fará?

Uai… como todo brasileiro. Eu tenho um bom plano de saúde, vou tentar os hospitais particulares. Nesses momentos, não adianta você ter ou não ter dinheiro.

Vai tomar a vacina?

Com certeza. Vou tomar nos dois braços, na bunda, onde puder.

 

Falta um bom ministro da Saúde?

No momento, tem que trocar. Pazuello, mesmo que fosse um bom ministro, estava muito desgastado. E quando uma pessoa pública sofre esse desgaste, atrapalha tudo. Precisa convencer o presidente que essa pandemia é muito grave e que precisa redirecionar algumas posições. A compra da vacina é muito importante, mas concordo com alguns especialistas de que não é só a vacina. Temos que ter o tratamento precoce. Eu vi o caso de uma cidade, no interior de Minas, em que o prefeito está dando o exemplo claro de que o tratamento precoce funciona.

O senhor fez tratamento precoce?

No primeiro dia de sintoma, tomei a ivermectina, azitromicina, Annita… Mas foi no protocolo do Sírio que não tem cloroquina. Eu tomei cloroquina apenas no primeiro dia, meu médico, Dr. Carlos Rassi, que é um superespecialista, recomendou que não era para usar a cloroquina e deixei de usar.