Foto: Mariana Campos
Lisboa – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de dois painéis sobre segurança pública nesta manhã (04/07) no XIII Fórum de Lisboa. Ele ressaltou o trabalho das forças de segurança do estado para combater as organizações criminosas.
Tarcísio foi otimista: “Ninguém vai vencer o Estado. O crime não vai vencer o Estado. Isso não vai acontecer. O Estado vai garantir proteção aos nossos empresários e a segurança dos nossos cidadãos. Então, tenho certeza que, no final, o bem vence o mal, o Estado vence essa guerra”.
Segundo Tarcísio, é preciso dotar a Justiça Eleitorais de condições para impedir que criminosos cheguem ao poder. “Existe uma questão fundamental, que é instrumentalizar, por exemplo, a justiça eleitoral, que a gente possa coibir como oportunidade, o avanço de criminosos e membros de facção na política, porque muitas vezes eles são financiados para depois trocar o financiamento por contratos, por prestação de serviço, e assim que o crime organizado tem acesso às OS de saúde, a contratos de prestação de serviço, tem acesso, e passam a atuar, efetivamente, como milicias, passam a atuar em prestação de serviços, até mesmo serviços de segurança, achacando empresário e tudo”, ressaltou.
O governador foi muito assediado pelo público e se dispôs a tirar fotos com estudantes e advogados que acompanharam as palestras. Ele saiu sem falar com a imprensa.
Tarcísio participou de um painel sobre Segurança Pública e Federalismo Cooperativo: Enfrentando as Organizações Criminosas, ao lado do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues e dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo Filho e Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça.
Mais cedo o governador de São Paulo participou do keynote speech – Relações de Força Internacional e Novos Blocos Militares. Esteve ao lado do Almirante Henrique Gouveia e Melo, Almirante da Marinha Portuguesa e Chefe do Estado Maior da Armada entre 2021 e 2024, e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann.
Com o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne até esta sexta-feira (04/07) autoridades públicas, acadêmicos, juristas e representantes do setor privado do Brasil, Portugal e Estados Unidos.
O evento é uma organização do IDP, FGV e Universidade de Lisboa.
Coluna por Ana Dubeux — Odette Ernest Dias, que nos deixou ontem, desembarcou em Brasília…
Texto por Ana Dubeux — Em meio a um cenário de fortes tensões institucionais, avanço…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Depois de…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux O filme sobre…
Coluna Eixo Capital de 23 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A juíza de…
Da coluna Eixo Capital, por Ana Maria Campos Como começou seu envolvimento com a proteção…