Tarcísio de Freitas: “O crime não vai vencer o Estado”

Compartilhe

ANA MARIA CAMPOS

Foto: Mariana Campos

Lisboa – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de dois painéis sobre segurança pública nesta manhã (04/07) no XIII Fórum de Lisboa. Ele ressaltou o trabalho das forças de segurança do estado para combater as organizações criminosas.

Tarcísio foi otimista: “Ninguém vai vencer o Estado. O crime não vai vencer o Estado. Isso não vai acontecer. O Estado vai garantir proteção aos nossos empresários e a segurança dos nossos cidadãos. Então, tenho certeza que, no final, o bem vence o mal, o Estado vence essa guerra”.

Segundo Tarcísio, é preciso dotar a Justiça Eleitorais de condições para impedir que criminosos cheguem ao poder. “Existe uma questão fundamental, que é instrumentalizar, por exemplo, a justiça eleitoral, que a gente possa coibir como oportunidade, o avanço de criminosos e membros de facção na política, porque muitas vezes eles são financiados para depois trocar o financiamento por contratos, por prestação de serviço, e assim que o crime organizado tem acesso às OS de saúde, a contratos de prestação de serviço, tem acesso, e passam a atuar, efetivamente, como milicias, passam a atuar em prestação de serviços, até mesmo serviços de segurança, achacando empresário e tudo”, ressaltou.

O governador foi muito assediado pelo público e se dispôs a tirar fotos com estudantes e advogados que acompanharam as palestras. Ele saiu sem falar com a imprensa.

Tarcísio participou de um painel sobre Segurança Pública e Federalismo Cooperativo: Enfrentando as Organizações Criminosas, ao lado do procurador-geral da República, Paulo Gonet, do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues e dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Raul Araújo Filho e Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça.

Mais cedo o governador de São Paulo participou do keynote speech – Relações de Força Internacional e Novos Blocos Militares. Esteve ao lado do Almirante Henrique Gouveia e Melo, Almirante da Marinha Portuguesa e Chefe do Estado Maior da Armada entre 2021 e 2024, e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann.

Com o tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”, o evento reúne até esta sexta-feira (04/07) autoridades públicas, acadêmicos, juristas e representantes do setor privado do Brasil, Portugal e Estados Unidos.

O evento é uma organização do IDP, FGV e Universidade de Lisboa.

Ana Maria Campos

Editora de política do Distrito Federal e titular da coluna Eixo Capital no Correio Braziliense.

Posts recentes

  • Coluna Brasília-DF

Reações à “missão” de Flávio Bolsonaro

Texto por Carlos Alexandre (com Eduarda Esposito) deste sábado (6/12) — Quem apostava na candidatura…

2 dias atrás
  • CB.Poder

Chega ao fim o julgamento dos coronéis da PMDF: condenados por unanimidade pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Foi unânime a condenação dos coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal…

3 dias atrás
  • CB.Poder

Desembargador aposentado chega para disputar voto bolsonarista no DF

ANA MARIA CAMPOS/EIXO CAPITAL O Partido Novo lança na próxima terça-feira (09/12) a pré-candidatura do…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Com voto de Zanin, coronéis da PMDF estão condenados a 16 anos de prisão pelo 8 de Janeiro

ANA MARIA CAMPOS Chegou ao fim qualquer fresta de esperança dos coronéis da cúpula da…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Projeto prevê que OAB-DF seja notificada pela polícia quando agressor ou vítima forem advogados

ANA MARIA CAMPOS A Câmara Legislativa vai apreciar um projeto de lei que obriga as…

4 dias atrás
  • CB.Poder

Comitê de Segurança Pública do IRB anuncia auditoria nacional para 2026

ANA MARIA CAMPOS O presidente do Comitê de Segurança Pública e conselheiro do Tribunal de…

5 dias atrás