Por Ana Dubeux — Está na pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de hoje um recurso que pode devolver a aposentadoria ao delegado aposentado da Polícia Civil (PCDF) Durval Barbosa Rodrigues. Durval Barbosa, responsável por denunciar o esquema conhecido como Mensalão do DEM, investigado na operação Caixa de Pandora, teve a função pública perdida como sanção por improbidade administrativa. Como já estava aposentado, a cassação da aposentadoria foi determinada.
A defesa de Durval diz que a medida foi descabida, pois, ao tempo do trânsito em julgado da sentença, Durval não exercia a função pública de delegado, mas estava aposentado. Alega, também, que a pena de perda de função pública estaria atrelada ao vínculo da época do cometimento do ato administrativo tido como ímprobo, não podendo abarcar o cargo no qual foi aposentado (delegado de polícia), como ocorrido, apenas o de diretor-presidente de empresa pública (Codeplan), cargo que exercia ao tempo dos fatos. A sessão da Segunda Turma do STJ acontece a partir das 14h. O relator é o ministro Afrânio Vilela.
——-
Os jornalistas Roberto Seabra e Sérgio de Sá se juntam no próximo sábado para apresentação e bate-papo sobre livros que têm tudo a ver com Brasília. Silêncio na cidade, romance de Seabra, gira em torno do assassinato de Ana Lídia, história trágica do começo dos anos 1970.
Na biografia afetiva Bernardo Sayão: caminhos, afetos, cidades, Sá narra uma morte simbólica anterior, a de seu avô, engenheiro convocado por JK para comandar as obras da nova capital e primeiro corpo enterrado no Campo da Esperança, em janeiro de 1959.
O encontro – imperdível – será no Espaço Cultural Alexandre Innecco (Ecai), na 116 Norte, das 17h às 20h.
——-
Depois de garantir a vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ), com a indicação de Daniela Teixeira, recém-empossada ministra da Corte, a OAB Nacional aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre a lista sêxtupla enviada pela entidade em dezembro do ano passado.
O presidente do TST, ministro Lelio Bentes, marcou para 22 de abril a sessão plenária que definirá a lista tríplice a ser encaminhada à Presidência da República. Compõem a lista da OAB os nomes de Natasja Deschoolmeester, Roseline Rabelo, Adriano Avelino, Raimar Rodrigues, Fabrício de Matos e Emmanoel Campelo.
——-
As lideranças femininas de esquerda cada dia mais ocupam espaço junto às comunidades do DF. Ontem, Cida Gonçalves, ministra de Mulher, e a deputada Erika Kokay (PT-DF) começaram a semana visitando as obras do Centro de Referência da Mulher Brasileira, do Governo Federal, em São Sebastião. Prevista para ser inaugurada em agosto, a unidade vai oferecer atendimento psicossocial, por meio de equipes multidisciplinares, acompanhamento e orientação jurídica, além de instruções sobre prevenção, apoio e assistência às mulheres em situação de violência.
“É um trabalho para que possamos enfrentar o feminicídio, a violência contra as mulheres e garantir atendimento integral e humanizado”, disse a ministra. “Aqui no DF, temos um número imenso de feminicídios, e isso precisa ser enfrentado”, concluiu Kokay. O governo Lula anunciou que construirá centros também em Sobradinho, Sol Nascente e Recanto das Emas.
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…
Coluna Eixo Capital publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni Um áudio…
Da Coluna Eixo Capital, por Pablo Giovanni (interino) Um relatório da Polícia Federal, que levou…
Texto de Pablo Giovanni publicado na coluna Eixo Capital nesta terça-feira (19/11) — O ministro…
Coluna publicada neste domingo (17/11) por Ana Maria Campos e Pablo Giovanni — A Polícia…
ANA MARIA CAMPOS O colegiado da Comissão Eleitoral da OAB se reuniu na noite desta…