Ed Alves/CB/D.A Press
O governador Ibaneis Rocha (MDB) e integrantes de sua equipe pareciam abalados ontem, como nunca se viu desde o início da pandemia.
Técnicos da Secretaria de Saúde alertavam para os prognósticos de piora na contaminação por covid, mortes e colapso hospitalar nos próximos 15 dias.
O problema é que a ficha ainda não caiu para muitas pessoas que já haviam se acostumado com a pandemia. A situação é bem mais grave agora.
Há risco de falta de atendimento ou cuidados precários para pacientes, inclusive com outras doenças porque hospitais das redes pública e particular estão lotados.
Ibaneis já começou a cogitar abrir leitos em hotéis para pacientes que precisem de isolamento.
Mais de 200 pacientes estão na fila aguardando um leito de UTI na rede pública de saúde do DF. Na rede privada, a situação é semelhante.
Lockdown total
O ex-deputado Geraldo Magela (PT) é uma das vozes favoráveis ao lockdown total no DF. “Numa hora como a que estamos vivendo agora, o governador Ibaneis precisa ter coragem de tomar decisões antipáticas mas necessárias”, afirmou o petista.
“É preciso fechar os comércios totalmente por 15 dias. Só deixar funcionar o que for realmente imprescindível. Só assim vamos parar a contaminação e salvar vidas”, acrescentou.
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Três dias após a morte de Odette…
Texto por Ana Dubeux publicado neste domingo (28/12) — Os casos recentes de feminicídio e…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux A Caixa…
Coluna Eixo Capital, publicada em 27 de dezembro de 2025, por Ana Dubeux Em meio…
ANA MARIA CAMPOS O engenheiro civil Antônio Lourival Ramos Dias, 93 anos, morreu na noite…
Coluna por Ana Dubeux — No combate contra a violência de gênero, a vice-governadora Celina…