Um osso ingerido na alimentação, acredita a equipe médica responsável pelo caso, provocou a perfuração intestinal que levou à necessidade de uma cirurgia de emergência do governador Ibaneis Rocha (MDB) na madrugada desta terça-feira (26/5).
Ibaneis está sob os cuidados da equipe do Hospital DF Star, da Rede D’Or, e não há previsão de alta. Apesar de a cirurgia ter ocorrido sem complicações, a equipe médica destaca a necessidade do acompanhamento nas primeiras 48 horas pós-cirurgia.
“O pós-operatório é muito importante, todo corpo reage a uma cirurgia e precisamos acompanhar isso. Então, essas 48 horas de observação são muito importantes para nós.”
Os médicos, no entanto, ressaltam que ele está consciente e respira sem ajuda de aparelhos. No início da manhã, o próprio governador afirmou à jornalista Ana Maria Campos, do Correio, que estava bem e que cirurgia foi um sucesso.
O cirurgião Ronaldo Cuenca explica que a perfuração ocorreu em um ponto do intestino em que há facilidade maior para o trabalho na operação, o que reduziu riscos.
“Foi um corpo estranho que provavelmente passou despercebido na ingestão de algum tipo de alimento, a suspeita maior recai sobre um pedacinho de um osso de galinha ou espinha de peixe. Ele atingiu um lugar do intestino em que podemos mexer com mais tranquilidade e facilidade”, esclarece.
Ibaneis foi ao hospital na tarde de ontem com fortes dores abdominais. “Logo que chegou, foi medicado e submetido a diagnósticos. Os exames não mostraram alterações, mas ele foi mantido conosco e, seis horas depois, repetimos os exames e começaram a haver alterações”, conta o diretor geral do Hospital DF Star, Pedro Henrique Loretti.
“Após o resultado da nova tomografia, avaliamos a possibilidade de intervenção cirúrgica”, acrescenta Marcelo Maia, coordenador das terapias intensivas da Rede D’Or–DF.
Os exames não foram suficientes para um diagnóstico exato e, também por isso, houve a decisão pela cirurgia por vídeo. “Foi uma decisão correta, se retirássemos poderíamos encontrar um quadro muito pior”, avalia o cirurgião Ronaldo Cuenca.
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) À…
Coluna Eixo Capital, publicada em 24 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) A…
Coluna Eixo Capital, publicada em 23 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) O…
Coluna Eixo Capital publicada em 22 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni O Ministério…
Coluna Eixo Capital, publicada em 21 de novembro de 2024, por Pablo Giovanni (interino) Um…